Operação-“10-Milhões-de-Estrelas-–-Um-Gesto-pela-Paz
   Publicidade   
   Publicidade   

Com uma imagem renovada, assente numa vela maior e aromatizada em forma de estrela, a Cáritas, com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa, acaba de lançar a campanha ’10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’, que tem dois objectivos: o apoio financeiro a uma causa concreta num país em dificuldades e o apoio às famílias portuguesas em situação de carência. Tudo isto feito através da sensibilização para os valores da paz como vivência cristã do Natal. Este ano, 35% das receitas revertem para o apoio às vitimas das cheias e dos ciclones Idai e Keneth, em Moçambique. O restante, será direccionado para a ajuda a pessoas em situação de carência em Portugal (65%).

   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 

Até Janeiro, a nova “estrela da paz”, que tem um design mais dinâmico e fabricação inteiramente nacional, estará disponível para venda, pelo valor de 2€, nas lojas Pingo Doce, Cáritas diocesanas, escolas e paróquias aderentes. Pode ainda ser comprada por empresas ou outras organizações para oferta de Natal.

O objectivo da campanha é suplantar os 110 mil euros angariadas em 2018, que foram aplicados no projecto ‘Nutrir com Esperança’, de apoio à Venezuela, bem como a projectos nacionais de erradicação da pobreza.

Esta, é uma iniciativa muito significativa para nós. Não celebramos a pobreza, mas todas as formas de a ultrapassar e, de forma particular, o sucesso de todos os que o conseguiram e conseguem fazer!” afirma Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.

A rede nacional Cáritas, está empenhada na promoção de diferentes actividades que chamam à atenção para os valores da Paz e para a necessidade de se marcar a celebração do Natal com gestos concretos de esperança e de solidariedade.

A Cáritas reforça também, desta forma, a sua acção junto dos mais fragilizados, não apenas em Portugal, mas nas comunidades mais vulneráveis a nível internacional.

A rede nacional Cáritas é composta por 20 Cáritas diocesanas, que contam com o empenho de 1241 colaboradores profissionais e mais de 370 voluntários regulares. Todos empenhados no combate a qualquer forma de pobreza. No ano de 2018, a Cáritas respondeu, em todo o país, a 121 031 pessoas. A falta de rendimento, desemprego, endividamento e necessidades de saúde são as realidades que mais afectam, actualmente, as famílias que procuram o apoio da Cáritas.

Para além da actuação nacional, a Cáritas responde a situações de emergência internacional. Em 2018 apoiou projectos na Venezuela, Moçambique, Grécia, Sudão do Sul, Indonésia e Iémen.

Para este ano a Cáritas espera poder superar os 110 mil euros angariadas em 2018, que foram aplicados no projecto ‘Nutrir com Esperança’, de apoio à Venezuela, bem como a projetos nacionais de erradicação da pobreza.

Sobre a operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”
Nasceu em França, primeiro numa única diocese, em 1984, com dois objectivos muito simples: sensibilizar para os valores da paz como vivência cristã do Natal e a ajuda financeira para uma causa concreta num país em dificuldades. Em 1991 transformou-se numa campanha da Cáritas Francesa (Secours Catholique), em 2002 estendeu-se à Europa, incluindo Portugal, e em 2003 para além da Europa.

Para além das diferentes actividades, durante os meses de Novembro, Dezembro e início de Janeiro, todos os que quiserem juntar-se à Cáritas, participando na sua missão de estar ao lado dos mais frágeis, poderão fazê-lo de forma simbólica através da aquisição de uma “estrela”. As estrelas estão disponíveis nas Cáritas diocesanas, escolas e paróquias aderentes e nas lojas Pingo Doce, que continua a ser parceiro desta acção.

Mais informações sobre esta iniciativa em: http://www.caritas.pt