Início Actual Elvas: 1º Congresso de Shelter Medicine, de 11 a 14 de Outubro,...

Elvas: 1º Congresso de Shelter Medicine, de 11 a 14 de Outubro, na ESAE

Novo Estatuto Jurídico dos Animais e situação dos CROAC´s

COMPARTILHE
   Publicidade   

A cidade de Elvas vai acolher o primeiro Congresso de Shelter Medicine de 11 a 14 de Outubro próximo, no Auditório da Escola Superior Agrária (ESAE), organizado pelo Núcleo de Formação Contínua (NFC) do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP).

Durante o congresso será debatido por especialistas o novo estatuto jurídico dos animais, a melhoria da qualidade de vida dos animais alojados em Centros de Recolha Oficial (CROAC´s) e em associações de protecção animal, e a implementação de estratégias para a promoção da adopção responsável e o controlo populacional.

Uma colónia constituída por 40 gatos será alvo de uma ação de desparasitação, esterilização, vacinação e identificação eletrónica, no âmbito do I Congresso de Shelter Medicine.

Temas a abordar:
– O actual estatuto jurídico dos «animais de companhia»;
– Medidas de controlo de doenças em canis e gatis;
– Esterilização Pediátrica;
Campanhas de esterilização de baixo custo e alto volume;
Implementação de programas de enriquecimento ambiental,
– Reconhecimento e controlo do stress profissional;
– Estratégias para uma adopção responsável;
Nutrição em Medicina de Shelter;
– O Futuro dos CROAC.

A campanha é organizada pelo NFC em parceria com o canil/gatil do Município de Elvas, a Câmara Municipal de Évora, a ARPA, a Associação Movimento Animal de Elvas e a Associação Amigos da Bichara de Elvas.

No decorrer do Congresso, a ARPA dará um workshop sobre o planeamento e realização de uma campanha CED, seguindo-se o processo de captura, a cirurgia de esterilização, e a devolução à rua no dia seguinte, “passado o tempo de recuperação da anestesia”, trabalho realizado entre todos os parceiros do projecto.

A Campanha de Captura−Esterilização−Devolução (CED) encontra-se integrada como Iniciativa da Responsabilidade Social do Instituto Politécnico de Portalegre.

O evento está sujeito a inscrição (30€) e pode descarregar aqui o programa integral.

Shelter Medicine – uma área da medicina veterinária em franco desenvolvimento em diversos países que consiste em olhar para o tratamento em canis e gatis e através da medicina de grupo aplicar um tipo de medicina preventiva, com ênfase no comportamento e bem-estar animal.

   Publicidade