“25 anos da Festa Ibérica da Olaria e do Barro” em exposição em Badajoz

Mostra vai estar patente entre 15 de Março e 11 de Abril no edifício Badajoz Século XXI

A exposição “25 anos da Festa ibérica da Olaria e do Barro” vai estar patente de 15 de Março a 11 de Abril no edifício Badajoz Século XXI, em Badajoz (Espanha). Esta mostra vai ser inaugurada hoje, às 19h, com intervenções de Emilio Vásquez, Presidente da Fundação Caja de Badajoz, Jorge Nunes, Vereador da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, António Cartaxo, Presidente da Junta de Freguesia de Corval e José Antonio Vásquez, Presidente do Ayuntamiento de Salvatierra de los Barros.

A Festa ibérica da Olaria e do Barro une há 25 anos os dois maiores centros oleiros da Península Ibérica, nomeadamente o de S. Pedro do Corval, no concelho de Reguengos de Monsaraz, e o de Salvatierra de los Barros, na província de Badajoz (Espanha), realizando-se em anos alternados em cada localidade. A edição comemorativa vai decorrer de 23 a 26 de maio em S. Pedro do Corval e o programa integra a Exposição Nacional dos Territórios Portugueses com Cerâmica, a Exposição de Olarias Extintas de Espanha, oleiros e ceramistas a trabalharem ao vivo, um festival de música ibérica, o circuito das olarias, um encontro de oleiros e ceramistas e as jornadas ibéricas de olaria e cerâmica.

A exposição “25 anos da Festa ibérica da Olaria e do Barro” é organizada pelas câmaras municipais de Reguengos de Monsaraz e de Salvatierra de los Barros e pela Junta de Freguesia de Corval. A mostra já esteve patente entre 1 e 22 de Fevereiro na Fundação Inatel, em Évora, e vai ser também apresentada em Mérida (Espanha) e em Lisboa.

O espaço da exposição tem painéis sobre os 25 anos da Festa Ibérica da Olaria e do Barro, com a história de S. Pedro do Corval e da Casa do Barro – Centro Interpretativo da Olaria de S. Pedro do Corval, assim como de Salvatierra de los Barros e do Museu de Alfareria. Estão também expostos os cartazes de edições do evento, há uma mostra de peças dos dois centros oleiros e uma área onde são exibidos vídeos promocionais dos trabalhos dos oleiros das duas localidades.