A agricultura do século XXI é o tema da ExpoReg em Reguengos de Monsaraz

Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território na inauguração da 28ª Exposição de Actividades Económicas

ExpoReg
   Pub   
   Pub   

A 28ª ExpoReg – Exposição de Actividades Económicas de Reguengos de Monsaraz vai decorrer de 12 a 15 de Agosto no Parque de Feiras e Exposições da cidade. Neste certame vão estar 70 empresas, empresários e instituições a promoverem os seus produtos e serviços, a realizarem contactos e a concretizarem negócios.

Esta edição da ExpoReg vai ser dedicada à agricultura do século XXI. Para além das empresas de bens e serviços de apoio à agricultura e de maquinaria agrícola, haverá também expositores nas áreas do comércio de automóveis, climatização, artesanato, queijos, mel, gin, cerveja artesanal, doçaria, imobiliário, mecânica, vestuário, veterinária e produtores de vinho.

O certame terá ainda em permanência a exposição “A Agricultura do Século XXI” e a 25ª Exposição de Pecuária com dezenas de caprinos, ovinos e bovinos de vários produtores do Alentejo. Diariamente, das 18h às 22h, haverá passeios a cavalo no picadeiro.

 Pub 
 Pub 

A Cerimónia de Abertura da ExpoReg realiza-se na sexta-feira, dia 12 de Agosto, pelas 18h, com a presença do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, seguindo-se a visita aos expositores e uma prova de vinhos e de produtos do concelho. Às 22h sobe ao palco Rafa e Beltran com o Grupo de Sevilhanas Corazon Flamenco e a partir da meia-noite o Dj Vassalo vai animar a pista de dança.

No dia 13 de agosto, pelas 10h, tem início a conferência “A Agricultura do Século XXI” no Auditório Guadiana. A conferência vai ser moderada por Felipe Perdiz, da Elite Vinhos, e abre com a comunicação “Agricultura de Precisão”, por José Rafael da Silva, do Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora.

Às 10h45, Gonçalo Morais Tristão, Presidente do COTR – Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio vai falar sobre “Regas de Precisão” e pelas 11h10, Eiras Dias, do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária vai abordar o tema “As Castas do Século XXI”. A fechar, pelas 11h45, será apresentada a comunicação “Mecanização Agrícola/Melhorias da pulverização de produtos fitofarmacêuticos e diminuição da deriva” com Helena Marcão, da Samuel Salgado, Pepe Núñez, da Pulverizadores Fede e Daniel Lopes, da Jopauto.

A partir das 18h decorre no picadeiro o primeiro dia de provas do Concurso de Saltos Nacional – Especial. O palco da ExpoReg recebe às 22h o grupo Baila Maria e a partir da meia-noite o Dj Moonlight e o Deejay JonnyM. Também à meia-noite tem início a largada de toiros no Campo das Largadas.

No domingo, dia 14 de Agosto, às 18h tem início o segundo dia de provas do Concurso de Saltos Nacional – Especial. Mário Moita vai actuar a partir das 22h no palco da ExpoReg para comemorar 40 anos de carreira e a pista de dança abre à meia-noite com as misturas da Dj Miss Shy e do Dj Mike del Mata. Igualmente à meia-noite haverá largada de toiros no Campo das Largadas.

Na segunda-feira, último dia da ExpoReg, pelas 22h realiza-se uma Corrida de Touros à Portuguesa na Praça de Touros José Mestre Batista. Nesta corrida de alternativa a António Núncio vão estar também os cavaleiros João Telles, Tiago Carreiras, Miguel Moura, António Prates e Tristão Telles. Os forcados de Évora e de São Manços vão pegar toiros da Ganadaria Branco Núncio.

O palco da ExpoReg terá a partir das 22h uma noite de fados com António Pinto Basto, Luís Caeiro, Alexandra e José Gonçalez. A fechar, pela meia-noite, actua a banda Os Red.

A ExpoReg tem entrada gratuita e o Pavilhão Multiúsos vai estar aberto ao público na sexta-feira entre as 18h e a meia-noite e nos restantes dias das 10h à meia-noite. A tradicional Feira de Santa Maria decorre no domingo e na segunda-feira.