Ameixas-Elvas_fabrico
   Publicidade   
   Publicidade   

A Fábrica Frutas Doces, fundada em 1919 e a laborar até hoje, comemora 100 anos da sua existência com a abertura de um espaço dedicado a uma das mais importantes actividades económicas da história da cidade.

   Pub 
   Pub 
   Pub 

Na Fábrica-Museu Ameixa de Elvas é possível visitar uma pequena indústria artesanal de frutas conservadas em açúcar do início do século XX, assistir à confecção das ameixas rainha-cláudia de acordo com o processo de fabrico tradicional e a receita original, e, naturalmente, provar e adquirir os diversos produtos aí manufacturados.

Na visita a este espaço fica ainda a conhecer a história da Ameixa de Elvas, que é parte importante da história da cidade que lhe emprestou o nome.

A confecção de frutas confitadas, particularmente a preparada com a ameixa rainha-cláudia, teve início no século XVI nos conventos da cidade, alargando-se depois a inúmeras fábricas artesanais onde trabalhava grande parte da população. No final do século XIX, cerca de cinquenta empresas empregavam centenas de pessoas e produziam anualmente 60 toneladas de ameixa que se destinavam à exportação, em particular para Inglaterra, Brasil e EUA. Esta actividade manteve-se como uma das mais importantes actividades económicas da região até aos anos 70 do século XX.F-M-Ameixa-Elvas_detalhe

A fábrica Frutas Doces foi adquirida em 2017 pela sociedade Sereno & Fonseca, que, por paixão do seu proprietário, levou a cabo um notável projecto de reabilitação, fazendo perdurar as suas memórias através deste espaço museológico, e fazendo cumprir o modo de produção original que confere o sabor inigualável que trouxe a fama às Ameixas de Elvas.