Início Sociedade Cultura Achado arqueológico encontrado em Arronches integra a Exposição “Lusitânia Romana: Origem de...

Achado arqueológico encontrado em Arronches integra a Exposição “Lusitânia Romana: Origem de Dois Povos”, em Mérida

COMPARTILHE
   Publicidade   
   Publicidade   

A cidade extremenha de Mérida, outrora “Emerita Augusta”, tem patente desde o passado dia 23 de Março, no seu Museo Nacional de Arte Romana (MNAR), a Exposição Internacional de Arqueologia, “ Lusitânia Romana – A origem de dois povos”.

Exposição arqueológica Mérida2No total, estão em exposição e à disposição dos visitantes um total de206 peças de grande valor histórico-arqueológico, onde se incluem 15 que estão classificadas pelo estado português como “tesouros nacionais”, 129 de Museus de Espanha e 77 de Museus de Portugal.

Entre as peças expostas e provenientes de estações arqueológicas situadas em território português, com destaque para o Alentejo, está uma laje de grauvaque, epigrafada com a inscrição em língua lusitana encontrada junto da vila de Arronches.

Para esta exposição “foram reunidas peças de 18 instituições, 13 de Portugal e cinco de Espanha onde o Alentejo surge bem representado com peças dos actuais concelhos de Elvas, Arronches, Alter do Chão, Monforte…”, com destaque para raríssima inscrição em língua Lusitana encontrada nos arredores de Arronches. Trata-se de um dos três ou quatro documentos escritos em língua lusitana encontrados até ao momento.

Trata-se de uma exposição conjunta entre o MNAR e o Museu Nacional de Arqueologia (MNA), sob a égide do Gobierno da Extremadura, e com a colaboração científica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que se apresentará nestes dois museus e que se pretende que seja também exposta no Museo Arqueológico Nacional (MAN) de Madrid, de acordo com o seguinte calendário:

[list][item icon=”fa-cog” ]MNAR – 23 de Março 30 de Setembro de 2015;[/item][item icon=”fa-cog” ]MNA – Outubro de 2015 a meados de 2016;[/item][item icon=”fa-cog” ]MAN – meados de 2016 ao final de 2016.[/item][/list]

Redacção com Emílio Moitas
Fotos: E. Moitas

[spacer color=”8BC234″ icon=”fa-times” style=”2″]

   Publicidade   
   Publicidade