AF Portalegre cancela competições
   Publicidade   
   Publicidade   
   Publicidade   

A Direcção da Associação de Futebol de Portalegre (AFP) anunciou ontem o cancelamento de todas as competições e actividades relativas à época desportiva 2019/2020. O anúncio foi feito depois de o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ter decretado o prolongamento do Estado de Emergência.

   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 

Para além do cancelamento de todas as competições (formação e seniores) e modalidades (futebol e futsal), foram também anuladas todas as organizações da AFP previstas para este ano, nomeadamente o Torneio da Amizade, o II Fórum Desportivo e a VII Gala da Associação de Futebol de Portalegre.

Relativamente às competições, a Direcção entendeu ainda não atribuir os títulos de campeão distrital em nenhuma das nossas provas, com a excepção daqueles que já tinham conquistado o título aquando da suspensão das provas.

Consciente de que o impacto desta pandemia na região será profundo e que irá afectar a sustentabilidade dos clubes e da própria Associação de Futebol, a Direcção revelou ainda que irá enviar um pedido formal de apoio à Federação Portuguesa de Futebol, e deixou a promessa de que tudo fará para conseguir minimizar as enormes consequências da pandemia do Covid-19.

Comunicado oficial

“Hoje é um dia marcante na vida da Associação de Futebol de Portalegre. É um daqueles momentos em que somos, de forma mais profunda, confrontados com as nossas responsabilidades. A Direcção e os Órgãos Sociais da Associação de Futebol de Portalegre assumem plenamente as suas e a mensagem que vos transmitimos há dias vai claramente nesse sentido.

Com uma clareza absoluta, explicámos as razões pelas quais foi necessário cessar, por tempo indeterminado, as provas e actividades da Associação de Futebol de Portalegre. Perante uma gravíssima crise sanitária mundial, a Direcção da Associação de Futebol de Portalegre não hesitou em tomar as medidas que se impuseram como necessárias. Não escolhemos as situações em que governamos, mas a temos a obrigação de estar à altura de responder às circunstâncias com que nos deparamos.

Uma vez mais, referimos que nunca hesitamos em tomar as medidas que se impõem como necessárias, por mais difíceis e por mais potencialmente impopulares que elas sejam, porque essa é a nossa obrigação. Sairemos sempre com a convicção que cumprimos o nosso dever e estivemos à altura das nossas responsabilidades. O futebol é importante, mas a saúde das pessoas estará sempre na primeira linha das nossas prioridades.

Assim, e após a declaração de Sua Excelência o Presidente da República, que decretou o prolongamento do Estado de Emergência no País, bem como a previsão de que o pico da Covid-19 deverá ser atingido apenas no final de Maio, a Direcção da Associação de Futebol de Portalegre decidiu cancelar todas as provas de seniores e da formação. Estão igualmente cancelados todos os outros eventos previstos para esta época desportiva, como a Assembleia-Geral Extraordinária, o Torneio da Amizade, o II Fórum Desportivo e a VII Gala da Associação de Futebol de Portalegre.

Definimos ainda que não serão atribuídos os títulos de campeão distrital em nenhuma das nossas provas, com a excepção daqueles que já o tenham sido antes da suspensão das provas. Aguardamos de forma serena a posição da Federação Portuguesa de Futebol no que concerne aos seus quadros competitivos para, nessa altura, indicarmos ou não representantes para essas competições.

Consciente de que o impacto desta pandemia na região será profundo e que irá afectar a sustentabilidade dos clubes e da própria Associação de Futebol, a Direcção irá enviar brevemente um pedido formal de apoio à Federação Portuguesa de Futebol. Fica a promessa de que tudo faremos para conseguir minimizar as enormes consequências desta pandemia.

Destacamos mais uma vez a postura responsável de todos os clubes, numa demonstração clara de que, conscientes, unidos e determinados, iremos vencer este temível adversário

A Direcção da AFP”