Início Actual Ambiente: Campanha para sensibilizar cidadãos a poupar água

Ambiente: Campanha para sensibilizar cidadãos a poupar água

Campanha de sensibilização para o consumo de água, aconselha os cidadãos a pouparem um recurso que é escasso, sobretudo em tempo de seca extrema nalguns pontos do país.

COMPARTILHE
   Publicidade   
   Publicidade   

Devido às condições de seca em que se encontra a maior parte do país, a Agência Portuguesa do Ambiente lançou uma campanha nacional para sensibilizar a população e apelar à poupança do precioso líquido.

Com o título “Vamos fechar a torneira à seca”, esta acção de sensibilização do Ministério do Ambiente, Águas de Portugal, Agência Portuguesa do Ambiente e ERSAR, pretende consciencializar a população para a poupança, recordando que um minuto de desperdício de água é o suficiente para garantir as necessidades básicas diárias de um milhão de pessoas.

Num altura em que 90 por cento do território nacional está em seca severa e extrema, o que levou à activação de um conjunto de medidas previstas no Plano de Prevenção, Monitorização e Contingência para Situações de Seca aprovado pela Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca criada em Junho passado, o mote é “Um minuto por dia, vamos combater a seca”.

Para esta campanha de sensibilização foi criado um microsite que terá informação sobre a seca e conselhos úteis para utilizar bem a água, sendo que esta lembra, em termos de números, que um minuto de torneira aberta representa cerca de 12 litros de água; se cada português mantiver a torneira aberta desnecessariamente, durante um minuto, tal representa um desperdício de 120 milhões de litros de água; e 120 milhões de litros de água garantem as necessidades básicas diárias de 1 milhão de pessoas.

O Município de Elvas adere a esta campanha e recorda a população que é importante a poupança de água diariamente, para que este líquido não venha a escassear no futuro.

   Publicidade