Antiga Escola Superior de Saúde de Portalegre vai ser jardim-de-infância

Escola Superior de Saúde de Portalegre
   Pub   
   Pub   

O antigo edifício da Escola Superior de Saúde de Portalegre vai ser transformado num jardim-de-infância, num investimento do Centro Social de Santo António e que “ronda os dois milhões de euros”, foi hoje anunciado.

Em declarações à agência Lusa, o padre Marcelino Marques, presidente do Centro Social de Santo António, em Portalegre, explicou que a instituição adquiriu o imóvel ao Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) por “mais de 780 mil euros” e agora pretende avançar com este projecto, a rondar os dois milhões de euros.

A obra vai ser comparticipada pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), prevendo-se que esteja concluída “no primeiro semestre de 2024”.

 Pub 
 Pub 

De acordo com o padre Marcelino Marques, o novo equipamento vai oferecer “mais qualidade” às crianças, devendo criar “74 lugares na resposta creche, manter as 67 vagas de pré-escolar e 40 vagas em centro de actividades para tempos livres”.

O Centro Social de Santo António mantém, há vários anos, a resposta de jardim-de-infância nas instalações do antigo Colégio Diocesano de Santo António, também propriedade da Diocese de Portalegre – Castelo Branco.

“Com este projecto, vamos criar mais lugares em creche do que aqueles que já tínhamos e, depois, a instituição passa a ter um edifício que é seu, se bem que é tudo diocese, mas o centro social não tinha nenhum património, cada coisa tem a sua gestão”, explicou.

Com o projecto já concluído, o Centro Social de Santo António espera, até “finais de Outubro”, lançar o concurso público da empreitada.

O Centro Social de Santo António adquiriu ao IPP este edifício depois de a Escola Superior de Saúde ter sido transferida, no ano letivo de 2018/2019, para o Campus do Politécnico, junto à zona industrial da cidade