Aproveite o tempo quente mas sem correr riscos para a saúde

   Pub   
   Pub   
   Pub   

Vem aí o calor. Para aproveitar este bom tempo e tendo em conta nos próximos dias no Alentejo vamos ter temperaturas máximas e índices ultravioletas elevados, há que tomar cuidados de prevenção e protecção, para os possíveis efeitos para a saúde, com particular atenção e vigilância aos grupos populacionais mais vulneráveis como crianças, idosos, pessoas portadoras de patologias crónicas e trabalhadores que exerçam actividades ao ar livre.

A ARS Alentejo através da delegada de saúde vem recomendar à população em geral, que adopte algumas medidas de protecção.

Desta forma há a necessidade de aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta naturais, sem adição de açúcar; evitar a exposição directa ao sol entre as 11h e as 17h; utilizar roupa larga, leve e fresca, óculos com protecção e chapéu de abas largas.

 Pub 
 Pub 
 Pub 

É importante aplicar protector solar com factor igual ou superior a 30; evitar a exposição directa ao sol de crianças, reforçar a vigilância a idosos e doentes crónicos que vivam sozinhos.

Os portadores de doenças crónicas, devem seguir os conselhos do seu médico assistente para períodos de calor intenso, Moderar as actividades ao ar livre que exijam esforços físicos, especialmente desportivas e de lazer.

Os trabalhadores que exerçam actividades ao ar livre devem proteger-se com vestuário adequado e fazer uma boa hidratação.

Para alem disso deve manter a casa fresca: feche as janelas e portadas durante o dia e abra-as à noite e procure espaços com ambiente fresco, pelo menos, 2 a 3 horas por dia;

Mantenha-se informado sobre as previsões de temperatura. Consulte o IPMA e se necessário ligue: Saúde 24 – 808 24 24 24 e em caso de emergência ligue 112