Cycling-Arronches
   Publicidade   
   Publicidade   
   Publicidade   

Novos equipamentos dedicados ao cicloturismo foram inaugurados ao início da tarde desta segunda-feira, naquilo que é uma parceria entre a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a Câmara Municipal de Arronches e a Federação Portuguesa de Ciclismo.

   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 

A Câmara Municipal de Arronches inaugurou nesta segunda-feira, dia 20 de Julho, o seu Centro de Cycling, sendo este equipamento resultado da parceria entre a autarquia, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e a Federação Portuguesa de Ciclismo e que faz parte do Programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, do Turismo de Portugal.

Esta é uma infra-estrutura que poderá dar apoio a todos os ciclistas da região, mas sobretudo aos atletas que pedalem no percurso do Pólo de São Mamede da Rede de Percursos Cicláveis do projecto ‘Cycling Alentejo e Ribatejo’, que se estende por mais de três mil quilómetros em toda a região.

Numa cerimónia que contou com a presença do executivo autárquico de Arronches, nas pessoas do vice-presidente João Crespo e dos vereadores Paulo Furtado e Nelson Velez, do presidente da Junta de Freguesia de Assunção, José Louro, do vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Sandro Araújo, da Directora Regional do Alentejo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Olga Martins e ainda de Manuela Murteira, técnica da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo ligada ao projecto, entre outras entidades, coube à presidente da autarquia, Fermelinda Carvalho, tecer as primeiras palavras acerca deste projecto, tendo-se seguido a intervenção do presidente da Entidade Regional, António Ceia da Silva.

A edil de Arronches começou por realçar o grande esforço do Município em inovar e em fazer algo diferente todos os dias, sendo que tem apoiado e continuará a apoiar todas as modalidades desportivas. Para isso, o Município tem-se preocupado em manter as instalações desportivas que já existem, procurado dotar o concelho de novas infra-estruturas que possam dar resposta às necessidades de outras modalidades. Foi com esse intuito que foi instalado na Zona Desportiva este Centro de Cycling, que apesar de ser uma obra de pequena dimensão, é de grande importância, dado que, na opinião de Fermelinda Carvalho, trará bastantes atletas ao concelho, não só portugueses como oriundos de outros países e com isso divulgará cada vez mais o nome de Arronches, beneficiando assim sectores como hotelaria e restauração, entre outros. A presidente da Câmara Municipal não deixou também de elogiar o trabalho da Entidade Regional de Turismo, que tem sabido trabalhar para cada vez mais existir um turismo de qualidade na região, para o qual também têm lutado os promotores da região. A autarca finalizou destacando o aumento do número de turistas em Arronches nos últimos anos, algo que tem sido uma aposta do Município, que tem dinamizando o concelho, por exemplo, com a construção de espaços museológicos, entre outras obras importantes para este sector.

António-Ceia-da-SilvaDe seguida, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo enalteceu aquilo que tem sido a colaboração entre a instituição que preside e o Município de Arronches, não deixando aplaudir o esforço da autarquia em dinamizar os seus museus enquanto oferta turística. António Ceia da Silva reconheceu que o sector está a ser afectado pela situação pandémica actual, mas salientou que é preciso saber estar preparado para dar resposta a esse facto. Nesse sentido, tem estado próximo dos empresários da região de modo a divulgar as mais variadas normas sanitárias para que seja promovido o Alentejo como destino seguro. Por outro lado, também destacou o facto desta região ser muito procurada e cada vez mais pelo turista português. Para isso, não é alheio o facto de serem lançadas diversas campanhas publicitárias que atraiam esse público, mas também tem sido muito pelos projectos desenvolvidos pela Entidade Regional de Turismo. A saber: o novo website da instituição, a campanha “Alentejo – Caiado de Fresco”, as Rotas de Touring Cultural, que também passam por Arronches e mais recentemente os projectos ao ar livre como o Walking ou o Cycling. Acerca deste último e por ser precisamente um centro de ciclismo que se inaugurou nesta tarde, o presidente da Entidade Regional, falou sobre um projecto inédito no país e que foi fruto de uma grande articulação entre a ERT Alentejo e Ribatejo, as autarquias envolvidas e a Federação Portuguesa de Ciclismo. Esta tem sido uma modalidade muito procurada pelo turista e estes percursos homologados que se estendem por onze municípios da região certamente irão ser pedalados por muitos atletas.

De destacar ainda que nesta cerimónia estiveram presentes alguns atletas de ciclismo do Sport Arronches e Benfica, que certamente irão utilizar este equipamento doravante, tal como alguns empresários do concelho ligados ao turismo, que têm nesta infra-estrutura mais um argumento na venda dos seus alojamentos locais.