Crianças-discursam-em Assembleia Municipal Infantil
   Publicidade   
   Publicidade   

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Elvas, no âmbito da comemoração do 30º aniversário da Convenção Internacional sobre os Direitos das Crianças, vai promover a I Assembleia Municipal Infantil de Elvas, esta quarta-feira, 20 de Novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a partir das 10 horas.

   Pub 
   Pub 
   Pub 

A iniciativa conta com colaboração da Câmara Municipal de Elvas, procurando fomentar a interacção e participação cívica com a comunidade, neste caso particular com a comunidade escolar. A assembleia tem como objectivos fomentar, nos primeiros anos de escolaridade, o interesse dos alunos pelo exercício dos direitos e deveres de cidadania, o desenvolvimento das capacidades de intervenção cívica, fortalecimento de argumentação construtiva e defesa das convicções, bem como a promoção de valores, destacando-se a tolerância, respeito pela diferença de opinião e pela vontade da maioria.

Esta primeira Assembleia conta com a participação de representantes dos Agrupamentos de Escolas nºs 1, 2 e 3, e Colégio Luso-Britânico. Vão estar presentes 20 “deputados” eleitos, que vão apresentar, aos dirigentes municipais presentes, as suas moções ou questões nas áreas de educação, saúde, igualdade, segurança e protecção, família, desenvolvimento pessoal, cidadania e ambiente.

O tema da sessão plenária da Assembleia Municipal Infantil é baseado nestas temáticas, tendo como pressuposto o trabalho de preparação, abordagem e reflexão aprofundada em contexto de sala de aula. Ainda no presente evento, são expostos e apresentados, sobre formato de “Estendal dos Direitos”, iniciativa promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens, trabalhos preparados pelos estabelecimentos de ensino representados nesta assembleia.