Bárbara Tinoco - “Passe-Partout” | 1ª Semifinal | Festival da Canção 2020
   Publicidade   
   Publicidade   

Opinião de Graça AmiguinhoElvas receberá, dia 7 de Março, a final do Grande Festival da Canção que nos levará, uma vez mais, a dar a conhecer a nossa língua e a nossa música nos palcos do mundo, este ano, em Roterdão

   Pub 
   Pub 

Nestas circunstâncias, surge sempre alguém que nos toca o coração, nos faz sonhar porque consigo transporta a singeleza, a simplicidade, aquilo que gostaríamos de manter vivo dentro de nós.

A simplicidade, aliada à juventude e frescura da flor campestre, embora nascida no labirinto da cidade de Lisboa, mas cujas origens familiares estão profundamente ligadas à bela e calma planície alentejana, é encarnada por uma jovem, de uma beleza singela, sorridente, sem qualquer tipo de artifício, dotada de grandes capacidades intelectuais e artísticas, a Bárbara Tinoco.

Já faz parte das nossas vidas, gostamos de a ouvir falar, cantar e tocar a sua guitarra!

Mas gostamos, sobretudo, da sua maneira de estar, das suas gargalhadas, da pureza das suas letras cheias de mensagens para os mais jovens e também para os mais velhos, ainda cheios de preconceitos.

“Canto a minha terra, a minha gente! Este povo que amo , a terra arada, o sol ardente!”, Graça Foles Amiguinho
“Canto a minha terra, a minha gente! Este povo que amo, a terra arada, o sol ardente!”, Graça Foles Amiguinho

Foi com emoção que soube que a Bárbara Tinoco é neta e filha de alentejanas, por sinal, naturais da minha linda Aldeia de Santa Eulália.

Por tudo isto, senti-me impelida a descobrir quem é esta jovem de 20 anos que, de um momento para o outro, após ter sido rejeitada por um júri num concurso televisivo, responde ao seu pedido para cantar uma música e letra de sua autoria e o faz, com tanto talento, que se lhe abrem as portas do sucesso!

Creio que, para a Bárbara Tinoco e todos os seus admiradores, a letra e a música dessa sua canção, ficará sempre na memória.

Antes Dela Dizer Que Sim

Bárbara Tinoco

Ele não sabe o nome dela
Tem medo de perguntar
Ela é como atriz de novela
Que ele gosta de ver sonhar
Ela não sabe o nome dele
Tem medo de perguntar
E se as promessas coradas
Foram bebida a falar

E ele não contou
Mas ela não escondeu
Com quem a noite passou
Jura ela o seu Romeu

Ele quer mais
Ela também
Talvez por isso nesse dia
Ele foi vê-la á luz do dia

Ele gosta das formas dela
E ela diz que ele tem bom ar
O mundo finge não saber
Que ele não é rapaz de fiar

Ela tem um novo sorriso
Mas medo de o partilhar
Ele gosta mais do que é preciso
De a desafiar

Ele que sabia de cor
As moças mais fáceis
Engates mais rascas

Ela que ficava em casa fechada
Com medo de ser
Só mais um rabo de saias

Ele agora diz que a ama
Dormem juntos só a dormir
Gosta dela de pijama
E ela de o corrigir…

A partir desse momento, a Bárbara foi luz no panorama musical português, a Bárbara Tinoco passou a ser notícia em todas as redes sociais, a Bárbara tornou-se uma estrela cintilante no nosso pequenino Portugal.

E irá mais além, pois a sua formação musical, o desejo de evoluir e a sua modéstia, são trunfos que lhe darão força para enfrentar desafios, vencer combates, realizar sonhos!

Vamos dar-lhe o nosso modesto apoio para que a imagem da originalidade e competência desta portuguesa tão linda e sorridente, seja um retrato de Portugal no mundo, a cor dos campos de flores do Alentejo, numa primavera que se avizinha!

Felicidades para Bárbara Tinoco e parabéns à sua Família.