Início Região Base Aérea de Talavera promoveu jornada de spotting para mostrar os F-5

Base Aérea de Talavera promoveu jornada de spotting para mostrar os F-5

Com este programa foi possível assistir a descolagens aterragens e exercícios de emergência com aeronaves. Na plataforma além das aeronaves estacionadas foi ainda mostrada toda a panóplia de armamento que pode equipar os F-5B.

COMPARTILHE

A Base Aérea de Talavera La Real, em Badajoz (ALA 23), abriu as suas portas nos dias 11 e 12 de Fevereiro, para uma jornada dirigida a observadores fotográficos – os chamados Plane Spotters – permitindo-lhes a captura fotográfica das aeronaves supersónicas Northrop-CASA F-5B “Freedom fighter” ali estacionados.

Com este Spotters Day, a Base Aérea de Talavera La Real (que partilha a pista com o Aeroporto de Badajoz) permite aos amantes da aviação visitar as suas instalações e captar imagens das aeronaves que ali operam na formação dos futuros pilotos de Caça e Ataque – os Patas Negras – nos F-18 e Eurofighter.

Entre descolagens e aterragens foram ainda simuladas duas situações de emergência, a primeira em resultado de um “bird stike” (colisão de aeronave com uma ou várias aves) e a segunda na sequência de uma saída de pista na aterragem, ambas com um dos pilotos a sofrer perda de conhecimento.

A Base Aérea de Talavera pretende, com esta acção, estreitar e fortalecer laços e aproximar a Força Aérea à Sociedade Civil. Nesta jornada de dois dias participam fotógrafos credenciados oriundos de Portugal, Alemanha, Holanda, Bélgica, Hungria, Malta, Taiwan e Espanha, entre outros países.

Ao longo de dois dias (11 e 12) os fotógrafos acreditados puderam captar imagens de aterragens e descolagens dos aviões F-5 que operam nesta escola de pilotos da Força Aérea Espanhola. O Portal Elvasnews esteve lá e mostra-lhe imagens do evento.