Batalha das Linhas de Elvas - Cerimónias Militares e Militarizadas
   Publicidade   
   Publicidade   

As comemorações evocativas dos 357 anos da Batalha das Linhas de Elvas, ocorrida em 14 de Janeiro de 1658, têm início já este sábado, 9 de Janeiro, com o concerto Monda“Cantando e Tocando o Alentejo” que conta com o convidado especial Tiago Oliveiraguitarrista- no Cineteatro Municipal de Elvas, às 21h30.

   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 

Na quarta-feira, dia 13, prosseguem as comemorações, desta vez no Auditório de São Mateus, pelas 21h30,

onde será apresentado o Ciclo de Cinema e estreia do documentário de curta-metragem sobre o Forte da Graça e o diaporama sobre skeching “Romeiros de Vila Boim no São Mateus – desenhando uma tradição” a cargo da AIAR – Associação para o Desenvolvimento pela Cultura.

Padrão Comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas - Sítio dos Murtais
Padrão Comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas – Sítio dos Murtais

A 14 de Janeiro, o dia do aniversário da batalha e Feriado Municipal em Elvas, as celebrações têm início, pelas 9h30h, nos Paços do Concelho, com o hastear das bandeiras. No Padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas, no Sítio dos Murtais, decorre a seguir a cerimónia de Homenagem aos Mortos, de onde se seguirá numa romagem ao túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, localizado no Convento de São Francisco.

O ponto alto das comemorações acontece pelas 11 horas, com a realização das Cerimónias Militares e Militarizadas, na Praça da República, seguidas de desfile das forças em parada, na Rua da Cadeia.

Pelas 18h00, na antiga Sé Catedral, realiza-se um Te Deum de Acção de Graças com a participação especial do Coral Públia Hortência de Castro e Coro do Beato Aleixo Delgado. O programa deste dia encerra com o concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Cineteatro Municipal, pelas 21h30.

No dia 16 de Janeiro, um sábado, é exibida no Cineteatro Municipal, a peça “Uma Noiva na Batalha”, a cargo da Associação Arkus. No dia seguinte é a vez de um espectáculo de dança «POP» pela escola de dança “os Dançarilhos”.

Finalmente no dia 30 de Janeiro, concerto com os “Lucky Duckies” no Cineteatro Municipal.