Início Região Campo Maior: Azeredo Lopes inaugurou hoje o Monumento em Homenagem aos Combatentes...

Campo Maior: Azeredo Lopes inaugurou hoje o Monumento em Homenagem aos Combatentes do Concelho

COMPARTILHE
© Joaquim Candeias
   Publicidade   
   Publicidade   

O Monumento em Homenagem aos Combatentes do Concelho de Campo Maior foi inaugurado esta terça-feira, 15 de Agosto, em cerimónia que contou com a presença do Ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes.

A cerimónia, integrada nas comemorações do 92º aniversário do Núcleo da Liga dos Combatentes de Campo Maior. A sede do Núcleo, junto à Fonte Nova, foi o local escolhido para a recepção dos convidados. O hastear da bandeira Nacional e a inauguração da Exposição “Memórias do Combatente” marcaram o arranque do programa previsto.

A cerimónia de inauguração do Monumento em Homenagem aos Combatentes de Campo Maior, uma velha aspiração dos elementos do Núcleo local, decorreu na rotunda junto ao Centro Cultural, local onde se encontra o monumento que foi desenhado pelo arquitecto Eduardo Varandas dos Santos e esculpido por João de Paula. No monumento constam inscritos os nomes dos Combatentes campomaiorenses que tombaram em combate ao serviço da pátria.

Depois da inauguração do monumento, da deposição de Flores e da Bênção do Monumento, já no auditório do Centro Cultural de Campo Maior – que registou uma grande afluência de pessoas-, teve lugar uma sessão solene onde foram efectuadas algumas intervenções. O Presidente do Núcleo dos Combatentes de Campo Maior, João Restolho, abriu a sessão destacando o facto de nas comemorações do 92ª aniversário, ter sido possível inaugurar este monumento que era uma velha aspiração do núcleo.

O Comendador Rui Nabeiro também teve uma pequena intervenção, confessou que, não tendo sido um combatente, sempre se considerou um combatente de retaguarda, na defesa dos interesses do seu território. Depois do Secretário geral da Liga, Lucas Hilário, foi a vez do Presidente do Município, Ricardo Pinheiro, que destacou o importante papel que o Núcleo da Liga dos Combatentes tem desempenhado em Campo Maior.

A encerrar a sessão Azeredo Lopes enalteceu o facto de Campo Maior saber reconhecer, e registar a memória, dos seus combatentes ao inaugurar este monumento e salientou o papel das Forças Armadas no quotidiano Nacional, nomeadamente na intervenção que tem tido no terrível período de incêndios que se vive um pouco por todo o país.

Foram várias as entidades militares e civis, do concelho, da região e do país, que compareceram nesta cerimónia de comemoração do 92ª aniversário do Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes, no entanto destacamos a presença de dois ilustres campomaiorenses: a do Major General Rui Clero, recentemente nomeado Comandante Operacional da Guarda Nacional Republicana, e de José Mourato que desempenhou o cargo de Secretário de Estado da Defesa no Governo de Portugal, então chefiado por António Guterres.

   Publicidade