Fernando Fitas vence 2ª edição do
   Publicidade   
   Publicidade   

Fernando Fitas, jornalista e poeta natural de Campo Maior, acaba de ser declarado vencedor da 2ª edição do “Prémio Internacional de Poesia António Salvado”, instituído pela Câmara e Junta de Freguesia de Castelo Branco, aberto a autores de língua portuguesa e castelhana.

   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 

O anúncio efectuado na manhã deste sábado, 20 de Fevereiro, data m que se assinala o 85º aniversário do nascimento do patrono do certame, em conferência de imprensa promovida para o efeito, na qual foi anunciada a decisão do júri, constituído por treze personalidades ligadas à literatura, na sua maioria professores universitários.

Entre 1185 obras inéditas, oriundas do Brasil, Espanha, Portugal, Argentina México, Colômbia, Cuba, Peru, Venezuela, Chile Costa Rica e Moçambique, a escolha recaiu na obra “Elegia dos Pássaros”, enviada por Fernando Fitas, sob o pseudónimo Odisseias, na qual o poeta alentejano colige um conjunto de memórias que marcaram a sua vivência entre os amigos e familiares, não surpreendo assim que o aludido trabalho seja dedicado à memória do seu irmão.

Alfredo Alencar, presidente do júri, diz tratar-se “de uma obra poética de grande beleza, composta por um vasto conjunto de metáforas que desde o primeiro momento cativaram a esmagadora maioria dos jurados”.

As obras vencedoras, (em Português e Castelhano) serão editadas em versão bilingue, no decurso do corrente ano, pelas entidades promotoras do referido prémio, o que deverá ocorrer no final do próximo Verão.