Início Região Castelo de Vide: Uma roda-viva para mais um Andanças

Castelo de Vide: Uma roda-viva para mais um Andanças

Festival Andanças 2018 – Uma Roda-viva em Castelo de Vide – de 1 a 5 de Agosto, que durante 5 dias será palco de inúmeras oficinas de dança, bailes, concertos, actividades para crianças e famílias, performance e teatro, desenvolvimento pessoal, animação de rua, oficinas de instrumentos, passeios e muito mais!

COMPARTILHE
   Publicidade   
   Publicidade   

Na encantadora vila de Castelo de Vide irá decorrer no início de Agosto o 23º Festival Andanças organizado pela Associação PédeXumbo. A presente edição é um convite para que públicos se juntem nesta Roda Viva de animação e actividades que abrange um programa rico em actividades que vão muito além das danças e músicas do mundo que notabilizam o festival, e que aqui decorrem em 8 palcos com propostas musicais e artísticas de todos os continentes.

Assim, o Festival Andanças terá inúmeras ofertas na sua programação principal que irá decorrer junto ao Forte de São Roque, lugar de valor histórico e arquitectónico que remonta ao século XVIII, do qual se usufrui dum vasto horizonte que se estende por paisagens ímpares das míticas terras de Raia do Alentejo e das Beiras.

Na vila irão decorrer simultaneamente vários ateliers e oficinas, entre múltiplas propostas de aprendizagem, experimentação e iniciação, actividades lúdicas e recreativas que proporcionarão uma interacção com os agentes culturais locais e com a própria comunidade aproximando públicos e habitantes.

A escolha de Castelo de Vide para palco de Festival Andanças irá permitir que os festivaleiros desfrutem de um ambiente acolhedor e genuíno, cruzando convivências com a simpatia e a hospitalidade das gentes alentejanas. Por outro lado, a antiguidade da fundação da histórica vila de Castelo de Vide proporcionará a descoberta e envolvência num cenário autêntico e preservado, onde estilos de arquitectura militar, religiosa e civil se fundem harmoniosamente, e onde os visitantes poderão descobrir ou revisitar uma das vilas mais mágicas de Portugal.

O Andanças está em constante movimento. Roda, agita, desloca, renova, une. Roda a vila e roda a vida. O Andanças é um caminho vivo, conecta ao presente e projecta o futuro. É um ponto de partida e de chegada. O Andanças é uma viagem, está sempre em Roda Viva.

PédeXumbo, entidade organizadora do Andanças:

Há 20 anos a dançar, a PédeXumbo trabalha desde 1998 na promoção da música e dança de raiz tradicional. Uma equipa profissional dedica-se à recuperação destas práticas culturais, através de registos, co-produções, criação artística, investigação, formação de formadores e ensino informal destinado a todas as idades.

Mais do que perpetuar relíquias, a PédeXumbo propõe-se a reavivar hábitos sociais de viver a música, reproduzindo bailes tradicionais participados por novas gerações que vão beber em práticas antigas.