Publicidade   
   Publicidade   

A CCDRA e o Alentejo 2020 constituíram o Conselho Regional de Inovação, previsto no modelo de governação da Estratégia Regional de Especialização Inteligente (EREI), em reunião realizada no dia 31 de Janeiro, nas instalações da CCDRA.

   Publicidade   
   Publicidade   

Na referida reunião foi proposta a revisitação da EREI e do seu papel no desenvolvimento competitivo da Região, em paralelo com o arranque do “Roteiro2019. Desafiar o Futuro”, que teve lugar no passado dia 18 de Janeiro também na CCDRA, como uma forma de construção do Plano de Desenvolvimento para a Região Alentejo, face aos novos desafios societais.

Ao Conselho Regional de Inovação cabe promover a política regional de inovação e a implementação da EREI. O Conselho integra a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, que preside, bem como entidades representativas do Sistema Cientifico e Tecnológico Regional, produtores de tecnologia e utilizadores avançados, entidades de planeamento e gestão de politicas sectoriais e de I&I relevantes, entidades empresariais e outros agentes económicos e sociais, entidades intermunicipais.

A Estratégia Regional de Especialização Inteligente visa melhorar a competitividade e a internacionalização da economia regional, suportadas nas vantagens competitivas diferenciadoras e nas capacidades e competências do Sistema Cientifico e Tecnológico, promovendo-se assim uma especialização regional em que o conhecimento e a inovação se constituem como elementos decisivos deste processo e são igualmente determinantes na abordagem dos desafios societais contemporâneos.