No âmbito do projecto “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos” o CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo encontra-se a promover o programa “Gastronomic Tour Azeites do Alentejo 2018”, desde o passado dia 4 e até 7 de Dezembro.

Esta quarta-feira, 5, o dia é dedicado ao concelho de Moura, que recebe a visita de seis chefes de cozinha com elevado reconhecimento internacional e com “estrelas Michelin”. A deslocação ao concelho de Moura iniciou-se com uma visita ao Jardim das Oliveiras e ao Museu do Azeite – Lagar de Varas do Fojo, seguindo-se a visita à Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos. A comitiva viaja depois até Amareleja onde almoça e realiza uma visita ao campo para assistir à apanha de azeitona.

Presentes em Moura e Amareleja estão seis chefes de cozinha, designadamente Geovane Carneiro (Brasil); Ian Doyle (Suécia); Emanuel Tarnqvist (Suécia); Jeff O’neill (Dinamarca); Malte Sorensen (Dinamarca) e Massimo Capra (Canadá). Integram ainda esta iniciativa jornalistas e um grupo de especialistas, de onde se destacam Curtis Cord – fundador e editor do portal online Olive Oil Times, considerado pela Bloomberg a fonte de informação mais lida do mundo sobre o sector do azeite; Paulo Freitas – degustador profissional de azeites e autor do portal Azeite Online; e Helle Bronnum Carlsen – palestrante e prestigiada crítica gastronómica dinamarquesa.