Início Sociedade CIMAA recebe jovens educadores dos parceiros do Recognize & Change de Cabo...

CIMAA recebe jovens educadores dos parceiros do Recognize & Change de Cabo Verde e Brasil

No âmbito do projecto educativo “Recognize & Change”, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) acolheu o intercâmbio de um grupo de jovens educadores dos parceiros dos países de língua portuguesa, nomeadamente de Cabo Verde e Brasil.

Este intercâmbio, que decorreu de 31 de Março a 6 de Abril, integra o conjunto de actividades programadas para o segundo ano do projecto e tem como objectivo promover o conhecimento do contexto sociocultural dos diferentes parceiros, através da troca de experiências e vivências, e do contacto presencial do trabalho que é desenvolvido junto da comunidade juvenil para o aumento da consciencialização sobre as diferentes formas de violência e discriminação.

Durante o intercâmbio, os jovens educadores dos parceiros da Câmara Municipal da Cidade da Praia e da Prefeitura de Fortaleza participaram na dinamização de workshops, com os jovens educadores de Portalegre, em turmas do ensino básico dos Agrupamentos de Escolas José Régio e Bonfim, e estiveram envolvidos em encontros institucionais direccionados à comunidade numa perspectiva de promoção do projecto.

Esta partilha de experiência entre os diferentes parceiros revelou-se bastante enriquecedora, tendo havido ainda tempo para a promoção da nossa região do ponto de vista turístico, através de actividades culturais e passeios por Alter do Chão, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre.

Um dos momentos mais importantes deste intercâmbio foi a apresentação do “Recognize & Change” na Reunião da Plataforma Supra Concelhia do Alto Alentejo, que decorreu no Centro Distrital da Segurança Social de Portalegre, e na qual estavam presentes representantes de vários organismos do distrito.

A sessão contou com a presença da directora regional, Madalena Barros, e do vice-presidente da CIMAA, Gonçalo Lagem, que deu o seu contributo sobre o impacto deste projecto na sociedade e “na formação de jovens e de uma comunidade mais inclusiva e menos discriminatória através da abordagem de temas bastante actuais e que nos tocam a todos”, e o testemunho dos jovens educadores através de relatos do que tem sido o seu contacto com os jovens e o trabalho desenvolvido com os alunos.

O Recognize & Change é um projecto co-financiado pela União Europeia e composto por uma rede de 15 parceiros na Europa, América Latina e África, sendo coordenado pelo Município italiano de Turim. Este projecto propõe um modelo de educação inovador e não-formal que combina aprendizagem mútua com comunicação, saber-fazer com o ser, criatividade com pensamento.

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo é o único parceiro português no projecto, juntamente com vários outros parceiros do Brasil, Bulgária, Cabo Verde, Espanha, França, Grécia, Itália e Roménia.