Publicidade   
   Publicidade   

FWS – Flexible Workforce Solutions

   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 

Trabalhamos diariamente rodeados de pessoas à nossa volta, algumas dependem de nós, de outras nós dependemos e algumas não têm qualquer influência na nossa missão. E piora, quando perante uma crise pomos cada membro a trabalhar sozinho à espera de ganhar tempo, comprometendo o resultado que conseguimos alcançar e apresentando trabalho de menor qualidade.

Então o que é uma equipa?

É um grupo de pessoas com skills (habilidades) que se complementam e que estão comprometidas e interligas por uma causa, objectivos e abordagem comum para cuja realização contam uns com os outros (Katzenbach and Smith).

Cristina Leal Azinhal
Cristina Azinhal, Socióloga, especialista em gestão de talento

É simples a definição de uma equipa. E eu, estarei enquanto líder a desenvolver uma equipa ou um grupo de pessoas que trabalham na mesma organização/projecto?

Vamos analisar a nossa situação respondendo à seguintes questões.

  1. Qual é a causa comum da minha equipa?
  2. Quais os objectivos da minha equipa?
  3. Qual a abordagem/critério da minha equipa (como trabalham)? Partilham métodos e ideias? Ajudam-se a ultrapassar os obstáculos? Ou cada um faz como sabe e pode?

O maior desafio enquanto líder é conseguir os melhores resultados possíveis através das pessoas, das nossas equipas. E como? A resposta imediata é contrate um coach, na impossibilidade imediata da satisfação necessidade a sugestão é pare e pense nas questões acima e invista na implementação de processos e critérios, conhecidos e partilhados por todos, de forma a promover alinhamento. O segredo é: A PARTILHA e a CONFIANÇA. Se não confiamos, não partilhamos e se não partilhamos temos sempre a desculpa do “não tenho tempo” e se não temos o tempo, então os nossos resultados estarão sempre comprometidos e tudo será alcançado a um custo pessoal muito elevado, diminuindo a nossa qualidade de vida e saúde.

Tarefa:

Analise as práticas da sua equipa; estabeleça a norma de ter tempo para a equipa; e mais importante, antes de tudo isto, defina o propósito e os objectivos a alcançar, quer individuais quer em grupo.

Sugestão:

Aplique a seguinte técnica na sua equipa. Pegue em 3 folhas de papel e faça 3 grupos (dependendo da dimensão da equipa, podem ser mínimo 1 pessoa por grupo). Na 1ª folha escreva no título: O QUE DEVEMOS DEIXAR DE FAZER JÁ. Na 2ª folha escreva: O QUE FAZEMOS BEM e na 3ª folha escreva: O QUE DEVEMOS COMEÇAR A FAZER JÁ. Entrega uma folha a cada equipa e elas devem rodar pelas 3 equipas. Todas as equipas devem contribuir para cada uma das folhas. No final coloque tudo num quadro e reflictam em conjunto na informação. De seguida definam um plano de acção para mudar as 3 áreas prioritárias de melhoria. Se deixar este quadro visível todos poderão lembrar diariamente do trabalho que foi feito.