Comendador Rui Nabeiro agraciado com o Globo de Ouro de Mérito e Excelência

Rui Nabeiro agraciado com o Globo de Ouro de Mérito e Excelência
©SIC
   Pub   
   Pub   

Este domingo, 2 de Outubro, o empresário de Campo Maior foi homenageado com o Prémio de Mérito e Excelência na XXVI Gala dos Globos de Ouro, troféu atribuído pela estação de Televisão SIC e a revista Caras.

Aos 91 anos, é com os olhos brilhantes e um sorriso rasgado que fala do seu percurso e das suas gentes. Carrega o Alentejo na voz e no coração, mas o império do café que construiu ao longo de mais sete décadas leva o seu nome muito além da planície dourada.

Manuel Rui Azinhais Nabeiro, mais conhecido por Rui Nabeiro, nasceu a 28 de Março de 1931, em Campo Maior, no seio de uma família humilde, como faz questão de referir sempre que é entrevistado. Entrou no mundo do trabalho com apenas 12 anos, ajudando a mãe numa pequena mercearia e o pai e os tios a torrar café. Empreendedor e com um inegável espírito de liderança, assumiu, aos 19 anos, e após a morte do pai, a direcção da Torrefacção Camelo, Lda.

 Pub 
 Pub 

Já em 1961, com 30 anos, fundou a Delta Cafés, cujos produtos rapidamente passaram a estar presentes em todo o país. Em 1982 nasceu a Novadelta e dois anos depois a maior fábrica de torrefacção de café então existente na Península Ibérica. O Grupo Nabeiro – Delta Cafés surgiu em 1988 e conta já com mais de duas dezenas de empresas que abrangem várias áreas, desde a alimentação ao ramo imobiliário, passando pela indústria, a distribuição e o turismo e restauração, sem nunca esquecer a parte social.

Embora a empresa tenha crescido, há algo que não mudou: Rui Nabeiro continua a privilegiar as pessoas e faz questão de lhes dar condições para que se sintam valorizadas no trabalho. Talvez por isso seja conhecido como o patrão que nunca despediu nenhum funcionário e que emprega várias gerações da mesma família.