Conferencias---Bicentenário-do-nascimento-D.-Maria-II
   Publicidade   
   Publicidade   

No âmbito das comemorações do Bicentenário do Nascimento de D. Maria II terá lugar um conjunto de conferências, na Galeria de Exposições da Casa de Burgos, em Évora, nos dias 16 e 30 de Outubro / 6 e 13 de Novembro, sempre às 17 horas.

   Pub 
   Pub 
   Pub 

A primeira conferência, sob o tema A música no tempo da Rainha D. Maria II  – será proferida por Rui de Castilho de Luna, natural de Lisboa, mas de costados Durienses.

Fez a sua formação musical e operática em Veneza, na Fundação Morello, e posteriormente em Londres, no Royal College e Royal Academy of Music. Recebeu inúmeros prémios e distinções em Concursos Internacionais de Canto (Jovens Músicos de Roma e Mérito Artístico de Brasília,…).Foi nos últimos dez anos músico da AIM de New York. Tem atuado em palcos por todo o mundo, acompanhado por prestigiadas orquestras e pianistas (Sinfónica de Budapeste, China, Roménia…).

Cursou História na Universidade Livre e Lusófona, preparando-se para um doutoramento sobre a música erudita em Portugal na viragem do século XIX/XX. A par da carreira musical, dedica-se à investigação de fundos musicais, como o do 8º Marquês de Fronteira e da Rainha D. Amélia. Tem sido convidado a participar em seminários, palestras e conferências nas Universidades Católica, Lusófona, Clássica de Lisboa e Universidade de Sevilha, assim como, no Instituto Camões, Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, Biblioteca Nacional, entre outras entidades.

Esta iniciativa é organizada pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo em parceria com a Fundação Casa de Bragança – Museu – Biblioteca.

Programa

16 de Outubro, 17 horas
A música no tempo da Rainha D. Maria II
Rui de Luna

30 de Outubro, 17 horas
Pedro II e a Família Imperial Brasileira
Paulo Rezzutti
Será também apresentada a biografia
Pedro II – a história não contada

6 de Novembro, 17 horas
Maria da Glória uma princesa brasileira no trono de Portugal
Cláudia Thomé Witte

13 de Novembro, 17 horas
A visita de D. Maria II ao Liceu de Évora (1843)
Fernando Gameiro