Publicidade   
   Publicidade   

A Liga 3 vai arrancar na próxima temporada e já é conhecido o formato da competição.

   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 

Na época de estreia da prova, participarão 24 clubes (22 clubes oriundos Campeonato de Portugal mais dois que descem da Liga Portugal 2 SABSEG), que vão ser divididos em dois grupos para disputar a 1ª Fase – a Série Norte e Sul – a duas voltas.

A 2ª Fase da competição é composta pela Fase Apuramento de Campeão, onde estarão os primeiros quatro classificados de cada série da 1ª Fase, e pela Fase Manutenção e Descida, integrada pelas restantes 16 equipas (do 5º ao 12º classificados das duas séries da 1ª Fase).

No que diz respeito à Fase Apuramento de Campeão, disputada também a duas voltas e ordenada por duas séries, os líderes de cada grupo sobem directamente à Liga Portugal 2 SABSEG e marcam encontro para se conhecer o campeão da Liga 3, a disputar a duas mãos.

Os dois emblemas que terminem esta Fase Apuramento de Campeão em 2º lugar das respectivas séries vão disputar um play-off, também a dois jogos. O vencedor desse duelo vai jogar outro play-off, desta feita com o antepenúltimo classificado da Liga Portugal 2 SABSEG, para se apurar a outra equipa a marcar presença no 2º escalão do futebol português.

Quanto à Fase Manutenção e Descida, as equipas serão divididas em quatro séries, disputada também a duas voltas, e serão incorporadas com bonificação de pontos. Ou seja, os 5ºs classificados da 1ª Fase transitam com 8 pontos, os 6ºs iniciam com 7, os 7ºs com 6 e assim sucessivamente até ao 12º, que irá arrancar com 1 ponto. A maior diferença pontual que existirá entre os conjuntos de cada série é de 6 pontos.

Os últimos classificados de cada uma das quatro séries descem de divisão. Em sentido contrário, do Campeonato de Portugal irão subir quatro emblemas.