cultura, ciencia, tecnologia
   Publicidade   
   Publicidade   

A Associação Portuguesa de Imprensa (APImprensa) inicia hoje (quinta-feira, dia 25 de Fevereiro de 2021) um projecto de divulgação, junto dos jornais portugueses, de artigos de Cultura, Ciência e Tecnologia, da autoria de reputados especialistas em cada uma das áreas versadas.

   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 

Esta é uma das medidas adoptadas pela APImprensa para assinalar 2021 como o Ano da Imprensa Regional.

Trata-se de um verdadeiro serviço público, uma vez que os artigos serão fornecidos gratuitamente aos jornais de todo o País (e também aos de língua portuguesa no estrangeiro que nisso manifestem interesse), com o objectivo de valorização e diversificação dos respectivos conteúdos, mas também como contributo para difusão da literacia mediática.

Daí que este projecto seja este ano patrocinado pelo “Media Veritas”, um outro programa que a APImprensa tem em marcha com o apoio da fundação Tides (uma organização norte-americana ligada ao google.org), que promove a literacia junto dos públicos mais vulneráveis (adolescentes e seniores), lutando contra a desinformação e as chamadas “fake news” (notícias falsas).

UM PROJECTO ANTIGO QUE AGORA SE CONCRETIZA

Há muito que este projecto está a ser preparado por uma equipa liderada pelo jornalista Jorge Castilho, Director da APImprensa. Uma equipa a que se juntou agora o investigador António Piedade, da Universidade de Coimbra, que há mais de uma década coordenava uma iniciativa semelhante, embora circunscrita a textos científicos, designada por “Ciência na Imprensa Regional” – que, entretanto, terminou.

Como acima se refere, a iniciativa da APImprensa é muito mais abrangente, como o próprio nome do projecto desde logo esclarece: “Cultura, Ciência e Tecnologia na Imprensa”.

Assim, iremos divulgar Cultura, nas suas diversas vertentes (Artes, Literatura, História, Sociologia, Música, etc), as descobertas da Ciência e os avanços da Tecnologia. Praticamente todos os dias iremos disponibilizar aos jornais textos de todas essas áreas, da autoria de especialistas dos principais Centros de Investigação e de Universidades de todo o País e do estrangeiro.

Textos esses que, mesmo quando tratarem de matérias complexas, e com garantido rigor científico, serão escritos em linguagem acessível a todos, contribuindo, de forma significativa, não só para informação do grande público, mas também para a sua formação nas mais diversas áreas do saber.

Para além dos textos, de fotografias e infografias, o projecto prevê também a produção e distribuição de vídeos e de podcasts, a pensar nas publicações digitais.

Todos estes pressupostos permitem-nos afirmar que este será, provavelmente, o projecto que conseguirá atingir, de forma regular, a maior audiência de sempre na Imprensa portuguesa, e também o que alcançará uma maior área geográfica – centenas de jornais regionais que cobrem todo o território nacional e, através deles, atingir também centenas de milhar de portugueses nas comunidades de emigrantes espalhadas pelo Mundo.

Todos reconhecem que a Imprensa é um pilar essencial da Democracia. Mas poucos dos que o afirmam lhe concedem os apoios de que ela precisa para sobreviver e desempenhar o seu indispensável papel.

Numa altura em que o sector da Imprensa atravessa a sua maior crise de sempre, esta é mais uma iniciativa que a APImprensa põe em marcha no terreno, para apoiar a insubstituível Imprensa regional do nosso País.

OS PRIMEIROS ARTIGOS

Para lançamento deste programa “Cultura, Ciência e Tecnologia na Imprensa”, a APIMprensa disponibilizou hoje mesmo os seguintes artigos:

“Esperança na vacina” – por Carlos Fiolhais (Físico)

“Covid-19, plantas medicinais e realidades” – por Jorge Paiva (Botânico)

“Uma vacina contra a desinformação” – por Nuno de Sá Teixeira (Psicologia Cognitiva)

A arte que vem de longe e nos ajuda” – Cláudia Ferreira (Historiadora de Arte)

“O Excitante futuro da exploração espacial” – Rui Barbosa (Astrónomo)

A Associação Portuguesa de Imprensa apenas solicita que junto a cada artigo publicado seja inserido o pequeno rectângulo com a imagem que se anexa (que inclui a designação deste projecto e a referência a quem o apoia).

Quaisquer pedidos de esclarecimento devem ser dirigidos a Info.regional@apimprensa.pt

As publicações que não sejam Associadas da Associação Portuguesa de Imprensa, interessadas em beneficiar deste projecto, deverão manifestar esse desejo em email dirigido a Info.regional@apimprensa.pt

---[ Pub ]---