Desdobra-te” é o novo Festival PédeXumbo em Évora!
   Publicidade   
   Publicidade   

Fica a pergunta: Que lado teu vais querer desenvolver em Novembro?

   Pub 
   Pub 
   Pub 

O Desdobra-teFestival de Dança e Outras Artes decorrerá de 22 a 24 de Novembro, em diversos pontos da cidade de Évora, e promete quebrar estereótipos e atravessar fronteiras no contexto da dança tradicional (e não só!).

Através de uma programação extensa e diversificada, este festival poderá ser vivido como quem usufrui de um disco de vinil, com “lado A” e “lado B”, mas é tudo menos saudosista.

Com a programação organizada em dois grupos distintos de acordo com o seu âmbito e público-alvo, serão satisfeitos tanto os impulsos dos habitués de festivais folk como os devaneios dos curiosos, que pelo seu contexto familiar ou gosto pessoal preferem uma experiência mais relaxada e abrangente.

Dois públicos com características bastante diferentes encontrarão no Desdobra-te o “seu festival”, mas a ideia é exactamente que se cruzem e encontrem em dobragens e desdobragens consecutivas.

Serão cerca de 40 actividades em mais de 10 espaços, que de sexta-feira a domingo se desdobrarão entre oficinas de dança para iniciados e para avançados, bailes, passeios temáticos, concertos, oficinas de artes manuais, gastronomia, espectáculos para a infância, cinema e muitas outras surpresas.

Não deixando de ser um festival folk, o Desdobra-te pretende afirmar-se como uma experiência desafiante para quem nela participa, roçando os limites do jogo e da auto-descoberta. Através das escolhas de programação e da selecção dos espaços onde as actividades terão lugar, serão desafiados paradigmas e provocadas reflexões em torno de dicotomias como tradicional/contemporâneo, apropriado/esquisito e familiar/adulto.

Com o objectivo de envolver o mais possível a comunidade local neste evento, entre Outubro e Novembro será dinamizado pela PédeXumbo um grupo constituído por quem a ele se quiser juntar e que uma vez por semana, no Espaço Celeiros, em Évora, produzirá peças em origami que serão utilizadas na decoração do Desdobra-te. Assim, a partir de 7 de Outubro e durante todas as segundas-feiras seguintes, das 15h00 às 19h00, estão todos convidados a colaborar na construção deste festival!

Contando com o envolvimento de vários agentes culturais locais e com o essencial apoio da Câmara Municipal de Évora, o Desdobra-te passará a ser o evento PédeXumbo de maior dimensão na cidade que nos acolhe há 24 anos. Surgindo após o sucesso do “Festival 20 Anos PX – 20 Espaços, 20 Actividades, Mais que 20 Pessoas” em 2018, o Desdobra-te é também o evento que celebra o mês de aniversário da PédeXumbo e que convida todos os que se identificam com a associação a percorrerem a cidade que é a sua casa.