Início Economia DECO quer descontos e promoções reais

DECO quer descontos e promoções reais

Na Black Friday, a DECO reforça a necessidade de divulgação dos preços praticados nos 30 dias anteriores ao desconto ou promoção anunciado, para acabar com a manipulação de preços e práticas comerciais lesivas para os consumidores.

COMPARTILHE

Além das habituais e tradicionais épocas de saldos, assistimos, ao longo do ano, a campanhas de promoção como a mediática Black Friday que todos os anos movimenta milhões de euros. Mas não há ano em que não se registem vários relatos e denúncias, por parte dos consumidores, de falsos descontos ou de descontos menos interessantes que o anunciado, ou seja, de manipulação de preços dos produtos em promoção.

Desde 2015 que esta Associação tem acompanhado e monitorizado o comportamento e evolução dos preços praticados, antes e durante as promoções, e tem verificado a existência de oscilações dos preços, com aumentos em vésperas de épocas de promoções ou saldos. Esta manipulação de preços não é generalizada, mas põe em xeque a Lei dos Saldos e das Promoções e a Lei das Práticas Comerciais Desleais, pois leva o consumidor a acredita que está a comprar com um desconto real, quando, na verdade, não está.

Ainda em 2015, a DECO denunciou o caso à ASAE e à Direcção-Geral do Consumidor, solicitando-lhes mais fiscalização e a respectiva sanção das infracções. Junto do Ministério da Economia reforçou a necessidade da divulgação do preço mínimo praticado nos 30 dias anteriores ao desconto ou promoção anunciado e, nas lojas online, a apresentação gráfica da variação dos preços praticados, ao menos, nos últimos 30 dias.

Enquanto não são implementadas estas ou outras medidas que evitem estas práticas por parte das empresas, e para garantir que os consumidores fazem bons negócios, a DECO aconselha a que, antes da compra de um produto que implique um investimento mais avultado, se proceda a uma consulta ampla de preços, recorrendo à ferramenta de comparação e evolução de preços disponível no seu site.

Para esclarecimento de dúvidas sobre saldos e promoções, os consumidores podem contactar a DECO através do 218410858, e em caso de conflito utilizar a plataforma online para reclamações desta Associação.