Publicidade   
   Publicidade   

O Dia da Cooperação Europeia foi comemorado por Elvas e Badajoz, através de uma jornada de portas abertas do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), que decorreu em Badajoz, no Forte de San Cristóbal, no passado domingo, 21 de Setembro.

   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 

Dia da Cooperação Europeia - BadajozO presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, o alcaide de Badajoz, Francisco Fragoso, e o delegado do Governo na Estremadura espanhola, Enrique Barrasa, foram as principais entidades oficiais presentes neste acto oficial que incluiu a entrega do Prémio Eurocidade Badajoz-Elvas à Cooperação Transfronteiriça e a entrega do Titulo de Embaixadores da Eurocidade Badajoz-Elvas a casais mistos de ambas as cidades. Igualmente uma criança de Badajoz e uma rapariga de Elvas deixaram depoimentos nos quais salientaram o espírito de cooperação entre os dois municípios raianos.

Dia da Cooperação Europeia - Badajoz 21Set14 _5Nuno Mocinha e o seu homólogo Francisco Fragoso, abordaram a importância da concretização da Eurocidade, para as populações duas cidades. No fundo, trata-se de intensificar os fortes laços que já se registam, há muitas décadas, entre Elvas e Badajoz, com vantagens económicas, turísticas, desportivas e culturais para os dois lados da fronteira.

A cerimónia desta terceira edição – depois de Braga e Ayamonte – foi encerrada com a interpretação do Hino da União Europeia.

Este dia é comemorado por toda a União Europeia, com incidência nas zonas de fronteira entre dois ou mais países. Esta actividade conjunta de comunicação dos 93 programas de Cooperação Territorial Europeia (CTE) surgiu em Maio de 2011, para mostrar os resultados de 30 mil projectos desenvolvidos durante 20 anos, desde o início do INTERREG.

Dia da Cooperação Europeia - Badajoz 21Set14 _6A celebração deste Dia da Cooperação Europeia põe em destaque os programas de CTE, como instrumento da União Europeia que aproxima cidadãos através das fronteiras internas, para solucionar problemas comuns. Ao reunir os conhecimentos e os recursos, a CTE ajuda a reforçar transportes, cuidados de saúde, protecção do ambiente, educação, economias locais, entre outros.

A organização do evento coube ao POCTEP, à Câmara Municipal de Elvas, ao Ayuntamiento de Badajoz e ao Governo de Estremadura espanhola, com os apoios da União Europeia e do FEDER.

Dia da Cooperação Europeia - Badajoz Dia da Cooperação Europeia - Badajoz

[spacer style=”2″]