Início Actual Dia Europeu da Internet Segura – Campanhas da Polícia de Segurança Pública

Dia Europeu da Internet Segura – Campanhas da Polícia de Segurança Pública

COMPARTILHE

Comemora-se hoje, 5 de Fevereiro, o Dia Europeu da Internet Segura cujo slogan é “Together for a better internet”.

Não se tratando de um fenómeno recente, o recurso às novas tecnologias tem promovido uma rápida expansão de imagens e mensagens promotoras de insegurança, em função das ameaças que comportam e das vulnerabilidades que encontram no seu público-alvo – os jovens.

A criminalidade virtual, sobretudo quando associada às redes sociais, ainda que possa divergir da vertente física da provocação, ameaça, intimidação e vitimização entre jovens, ou entre jovens e adultos, não é menos real por isso. A internet, não obstante todas as vantagens que proporciona, é assim inegavelmente veículo de enormes riscos.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) lançou a Operação “Internet Mais Segura”, através da realização de acções de sensibilização junto das escolas do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, sobre precauções para uma utilização segura da internet, que começou no dia 28 de Janeiro termina precisamente hoje, dia 5 de Fevereiro.

Além das acções de sensibilização para os mais jovens, a PSP tem executado um verdadeiro “policiamento da internet”, acompanhando, prevenindo e investigando vários tipos de criminalidade que se desenvolvem através da rede web – onde se destacam as burlas online: compra e venda de artigos online, falsos arrendamentos, ofertas de emprego/trabalho, falsos empréstimos, etc.

Paralelamente, nas plataformas digitais, a PSP tem lançado várias campanhas de informação/sensibilização, no sentido de alertar para fenómenos que ocorrem nas redes sociais e podem perigar os jovens, com consequências offline. O grande desafio é alertar e prevenir, fazendo ver que cada vez há menos separação entre o mundo offline e o mundo online: são, cada vez mais, um e o mesmo.

Nestes últimos tempos temos lançado vários alertas, dos quais destacamos:

Entre muitos outros.

A Polícia de Segurança Pública é, no Facebook, a organização governamental/estatal mais seguida em Portugal, com mais de 660 mil seguidores. O nosso Instagram está também a crescer com mais de 48 mil seguidores em cerca de 10 meses.

Procuramos aliar algum humor e criatividade às mensagens e partilhar, desta forma, alguns conselhos de segurança.