Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

Dia-Nacional-da-Língua-Gestual-Portuguesa
   Publicidade   
   Publicidade   

Amanhã assinala-se o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, uma das três línguas oficiais de Portugal, reconhecida na Constituição da República Portuguesa desde 1997.

Sabendo que aproximadamente 30.000 cidadãos comunicam quotidianamente por intermédio desta língua, a Polícia de Segurança Pública (PSP) desde 2016 ministra regularmente formação sobre comunicação com recurso a língua gestual.

Este “Curso de Iniciação de Língua Gestual Portuguesa para Polícias”, de carácter técnico, tem a duração de 70 horas lectivas, ministradas por um formador qualificado, também Polícia e licenciado em “Tradução e Interpretação de Língua Gestual Portuguesa”.

 Pub 
 Pub 

Esta formação já foi ministrada a cerca de 100 Polícias, os quais se encontram colocados por todo o território nacional, nos diversos Comandos Regionais, Metropolitanos e Distritais da PSP, contribuindo de forma muito significativa para melhorar a abrangência e efectividade de comunicação da Polícia com todos os cidadãos.

Dando continuidade a esse trabalho, a PSP anuncia hoje a parceria que se encontra a desenvolver com a Porto Editora, na qualidade de responsável pela plataforma digital de dicionários “Infopédia” que, entre outras línguas, disponibiliza ao público dicionários de língua portuguesa e de língua gestual portuguesa.

A parceria entre a PSP e a Porto Editora materializa-se no enriquecimento do conteúdo do dicionário de língua gestual portuguesa, por intermédio dos Polícias com formação neste campo (a título de exemplo, verificar a palavra Polícia). Os conteúdos iniciais com os nossos Polícias estarão disponíveis durante o dia de amanhã.

Esta parceria pretende ainda aumentar o conhecimento da generalidade da população sobre a existência da língua gestual portuguesa, enquanto língua oficial de Portugal, do seu domínio por parte de vários Polícias e da atenção que a globalidade do público nos merece, principalmente dos cidadãos que, por força de qualquer particularidade, possam recear encontrar dificuldade no contacto com a Polícia.

Para os cidadãos que comuniquem em língua gestual e que, numa situação de emergência, tenham necessidade de contactar via 112, existe uma aplicação que deve descarregar para os seus telemóveis (App MAI112). Através dela vão poder comunicar com um operador formado em língua gestual portuguesa e receber o apoio de emergência de que necessitem.