Início Sociedade Cultura Elvas: Biblioteca frequentada por perto de 12 mil utilizadores

Elvas: Biblioteca frequentada por perto de 12 mil utilizadores

COMPARTILHE
Sala Públia Hortênsia de Castro, Biblioteca de Elvas
   Publicidade   
   Publicidade   

Abril é um mês especial para a Leitura e para as Bibliotecas.

É neste mês que se comemoram vários dias internacionais (da Poesia, do Livro Infantil e do Livro) e é nesta altura que as Bibliotecas desenvolvem um conjunto de actividades que celebram estas datas.

Assim sendo, no ano de 2017, este equipamento municipal foi frequentado por 11844 utilizadores, tendo desenvolvido 128 iniciativas, com um total de 2037 participantes. No decurso do ano passado, a Biblioteca viu o seu número de utentes aumentar, com 85 novas inscrições e 400 leitores activos, num total de 3887 inscritos.

Em 2017 este equipamento cedeu, por empréstimo, 2757 documentos, dos quais 2429 monografias e 328 documentos audiovisuais e sonoros, tendo adquirido 385 livros e realizado 4197 registos catalogados.

Ainda em termos de registo de empréstimos, a Biblioteca Municipal movimentou 6186 documentos, dos quais 2757 empréstimos, 2744 devoluções e 685 renovações.

Estes dados, quantitativos e qualitativos dos serviços bibliotecários, sobre a utilização das bibliotecas e sobre os seus utilizadores, segundo o Manifesto da IFLA, organismo internacional que representa os interesses dos serviços de biblioteca e seus utilizadores, são essenciais para demonstrar e confirmar o inestimável valor criado pelas bibliotecas, uma vez que estas demonstram o valor das bibliotecas para os seus utilizadores e para a sociedade.

As estatísticas das bibliotecas evidenciam os seus input e output e revelam o papel da biblioteca enquanto ponto de acesso à informação, ponto de encontro e comunicação e lugar de aprendizagem e pesquisa.

   Publicidade   
   Publicidade