@Elvasnews/António Pinto
   Publicidade   
   Publicidade   

Foi inaugurada hoje, sexta-feira, dia 16 de Setembro, a Feira de São Mateus, em Elvas, que contou com a presença, entre outras individualidades, do Ministro da Cultura, Luís de Castro Mendes. O certame organizado pela Câmara Municipal de Elvas (CME) conjuntamente com a Confraria Do Senhor Jesus da Piedade (CSJP) vai prolongar-se até dia 25 de Setembro.

   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 

O acto inaugural realizou-se na “Praça da Feira”, o novo espaço criado pela CME a pedido da CSJP, no sentido de “transferir o que houve no ano passado junto ao recinto da fé (frente ao Santuário) para este recinto actual”, que para o Autarca “é um espaço mais agradável, por onde vão passar diversas manifestações artísticas e dois bailes para aqueles que gostam de dar ao pezinho e satisfazer os seus desejos”.

No seu discurso o Autarca começou por agradecer ao Ministro da Cultura a sua presença neste acto, “que considera uma honra para esta cidade”, agradeceu também “a todas as entidades que quiseram aceitar o convite da autarquia para assistir a esta singela inauguração” e mostrou-se satisfeito por poder, uma vez mais viver esta romaria em honra do Senhor Jesus da Piedade.

Nuno Mocinha continuou agradecendo á Confraria do Senhor Jesus da Piedade, “o ter cedido este novo espaço à CME, para que a Câmara aqui também pudesse mostrar o seu artesanato e dar espaço às instituições que aceitaram colaborar na animação desta feira”.

No final o Autarca lamentou “a falta de acordo entre a CME e a CSJP”, dizendo que “para haver acordo ambas as partes têm de se entender, o que não tem acontecido até agora”.

Nuno Mocinha aproveitou esta inauguração para lançar oficialmente o novo vídeo promocional da cidade de Elvas, com o qual se pretende “mostrar Elvas na sua plenitude” e conhecer o que a cidade tem de melhor para mostrar aos seus visitantes.

Por fim o Ministro da Cultura, Dr Luís de Castro Mendes, na sua curta intervenção referiu-se não só ao “ património de Elvas considerado e classificado pela UNESCO como património da Humanidade”, mas também á “intensa vida cultural que se realiza em Elvas” e terminou agradecendo o convite da Autarquia para esta inauguração e poder estar com a sua família em Elvas.

A cerimónia terminou com a interpretação do Hino do Senhor Jesus da Piedade pela Banda 14 de Janeiro.

Recordamos que as Festividades em Honra do Senhor Jesus da Piedade começam oficialmente na próxima terça-feira, dia 20 de Setembro, pelas 18 horas, com a saída da procissão dos Pendões rumo ao Santuário do Senhor Jesus da Piedade.

Luís de Castro Mendes, Ministro da Cultura

 Nuno Mocinha, Presidente da Câmara Municipal de Elvas