Pendões-2019
   Publicidade   
   Publicidade   

Milhares de fiéis voltaram a reunir-se na Procissão dos Pendões, na tarde de sexta-feira, 20 de Setembro, como uma impressionante manifestação religiosa, num cortejo com milhares de pessoas, entre a Praça da República e o Santuário do Senhor Jesus da Piedade.

   Pub 
   Pub 
   Pub 

Residentes e forasteiros uniram-se a mais este ano de celebração, em adoração ao Senhor Jesus da Piedade, muitos para cumprirem as promessas acompanhando esta celebração que é das maiores do Alentejo, como se vê pelo enorme mar de velas e pessoas que participam anualmente, ou para agradecer graças concedidas.

A tradição do certame e a devoção dos fiéis ao Senhor Jesus da Piedade são as principais características do evento, numa procissão em que apenas desfilam os pendões, e em que residentes e forasteiros são ainda acompanhados pelas bandas, que vão entoando temas destas celebrações.

A romaria de São Mateus é uma das mais importantes do país, a maior a sul do Tejo, e o programa dos festejos inclui cerimónias religiosas, sendo o ponto alto a Procissão dos Pendões, que foi presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.

A organização das festas e da feira está a cargo da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, com a colaboração da Câmara Municipal de Elvas, que promove o São Mateus, uma mostra de actividades económicas, além de áreas destinadas à gastronomia, artesanato, venda de produtos regionais, instituições e zona de espectáculos.

Em termos de animação musical, no primeiro dia do evento, o artista elvense Chocko animou o palco principal dos concertos, tendo encerrado o reconhecido artista nacional Fernando Daniel, com muito público presente.

Na noite deste sábado temos no palco da Praça da Feira a actuação dos Filhos da Madrugada, a partir das nove e meia da noite.

Na zona de espectáculos, sobe ao palco José Cid, que recentemente foi agraciado com o Grammy Latino, de excelência musical, e a banda Soversion, a partir das 11 da noite.