Elvas | Município apresenta medidas de apoio à juventude

Juventude
   Publicidade   
   Publicidade   

O Município de Elvas apresentou esta segunda-feira um conjunto de medidas, dirigidas aos jovens, e que serão implementadas a curto e médio prazo. A apresentação decorreu no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas, onde reuniu o Conselho Municipal da Juventude por ocasião da comemoração do sexto aniversário do cartão SmartJovem.

Digital

Plataforma digital jovem:
Dentro do site do Município criar um “separador” dedicado à juventude, segmentado por áreas de intervenção. Todas as propostas abaixo descritas bem como outras já existentes, estariam disponíveis no “separador” proposto.

 Pub 
 Pub 

Emprego

Elvas Emprega-te
:
Criação de uma plataforma digital com duas possibilidades para os jovens: procurar vagas de emprego ou estágios profissionais em empresas em Elvas. Esta plataforma seria desenvolvida em parceria com o Centro de Emprego e a Associação Empresarial de Elvas e estaria dividida em duas áreas distintas:

Separador Emprego: em que constam as ofertas de emprego disponíveis nas empresas do Concelho, que facilite a procura por parte dos jovens e a sua respectiva candidatura.

Separador Estágios²: em que constam as necessidades de estagiários para as empresas e entidades presentes no Concelho, facilitando o acesso aos mesmos por parte dos jovens do ensino superior, ou recém-formados que procuram estágios de duração variada.

Habitação

Fomentar Arrendamento Jovem
:
Reabilitação de prédios no centro histórico e novas habitações, destinados a jovens. Deste modo criar-se-ia um espaço para incentivar jovens casais a constituir família na nossa cidade e mantendo a dinâmica familiar no centro histórico.

DESPORTO

Dia do Desporto

Criação do dia do desporto, ou seja, periodicamente seria organizado um dia dedicado a um desporto diferente, destinado a todos os interessados, de todas as idades. O objectivo será fomentar as boas práticas desportivas e bem-estar físico e mental.

Acção e Voluntariado

Plataforma Voluntaria-te
:
Desenvolvimento de um link no site da Câmara Municipal de Elvas em que todas as Associações locais que precisem de voluntários podem publicar as vagas existentes e aqueles interessados se podem candidatar. Para além disso, esta página terá como função dar formação aos interessados que não tivessem a formação necessária, facilitando o trabalho das Associações, exceptuando aquelas que entendam formar os seus próprios voluntários

Dia do “Amigoso”:
Neste dia as crianças das escolas visitariam os lares de idosos e passariam o dia com eles e teriam diversas actividades, promovendo o diálogo intergeracional.

Associativismo e Participação

Jovem Autarca
:
“Jovem Autarca” é um projecto que pretende potenciar comportamentos de cidadania, valorizar as opiniões dos jovens, suas ideias e perspectivas para o futuro. Ao assumir uma participação activa nas decisões políticas do seu concelho, o jovem desempenha o papel de porta-voz dos seus pares, sendo co-responsável pela gestão de um orçamento que lhe é atribuído, e procurando concretizar os projectos que idealizou, numa lógica de diálogo e sustentabilidade. Deste modo, é simulado todo o processo de candidatura a uma autarquia, até à eleição e tarefas do dia-a-dia de um autarca.

Orçamento Participativo de Elvas
O Orçamento Participativo do Município de Elvas é uma iniciativa da Câmara Municipal que pretende aprofundar a recolha de contributos dos cidadãos na discussão e elaboração do orçamento público municipal.

Um dos objectivos desta medida é consolidar a ligação entre a autarquia e os seus munícipes e, consequentemente, aperfeiçoar a qualidade do processo democrático local.

Cultura

Embaixador do MACE
:
O Programa Jovens Embaixadores Museu de Arte Contemporânea de Elvas Colecção António Cachola, é uma iniciativa do Município de Elvas e tem como público-alvo jovens que se destaquem na comunidade pela atitude positiva, capacidade de liderança, espírito empreendedor e elevada exposição positiva nas redes sociais.

ArtElvas:
A Câmara Municipal de Elvas, na persecução do interesse público, pretende promover a participação juvenil, apoiar jovens artistas, reforçar a ligação das artes e das expressões plásticas através de projectos criativos a implementar em espaço público, despertando o interesse da comunidade pela cultura de arte contemporânea, e simultaneamente combater a utilização desordenada e indiscriminada do graffiti na cidade.