Os 358 anos da Batalha das Linhas de Elvas, uma das mais importantes da Guerra da Restauração, são comemorados no próximo sábado, 14 de Janeiro, com cerimónia militar e homenagem aos mortos em combate.
No sábado, feriado Municipal na cidade Património Mundial, o dia em que ocorreu a Batalha, realiza-se uma homenagem aos mortos em combate, junto ao padrão comemorativo da Batalha (Sítio dos Murtais), e romagem ao túmulo do general André de Albuquerque Ribafria, e depois a cerimónia militar, pelas 11h00.
Ao serão, quando forem 21h30, no Cine-teatro Municipal, decorre um concerto pela Orquestra Ligeira do Exército.
O programa comemorativo, organizado pela Câmara Municipal de Elvas, começa no Forte da Graça, na sexta-feira, com a inauguração da exposição de fotografia “Emoções Fortes? Flagrantes Únicos”, de João Carpinteiro, que vai ficar patente ao público até ao dia 30 de Junho.
As actividades culturais e desportivas incluídas no programa destas comemorações decorrem até ao dia 28 deste mês.
A 25.ª edição da “Corrida das Linhas de Elvas” está agendada para o dia 22, às 11h00. Espectáculos de teatro e de música são outras das iniciativas integradas no programa das comemorações, assim como o primeiro Festival de Cinema de Guerra da Raia, que decorre de 13 a 21 deste mês, no auditório São Mateus.
Também integrada nas comemorações pode ver na Casa da Cultura, uma exposição de pintura, de Lucília Dias, a partir do dia 21 e até ao dia 10 de Fevereiro, está também integrada no programa.