Início Galerias História Elvas – Recantos com História: Igreja de São Domingos

Elvas – Recantos com História: Igreja de São Domingos

COMPARTILHE
   Publicidade   
   Publicidade   

Na reconquista de Elvas em 08 de Dezembro de 1126, D. Sancho II trazia um Dominicano, Estêvão Mendes, possuidor das mais altas virtudes. A pedido dos Elvenses, que muito apreciavam as suas qualidades, ficou depois da conquista.

Fez cela no monte de S. Domingos, hoje Serra da Graça. A ponte do Frade, feita sobre um ribeiro que impedia, no inverno, o acesso ao monte, foi ali construída para que este Dominicano e um seu companheiro pudessem passar, sem que as cheias o impedissem de continuar a sua obra e evangelização.

Estêvão Martins e sua mulher, Maria Pires, legaram terras para o convento. Estas confinavam com outras da coroa onde existia a Capela de nossa Senhora dos Mártires, edificada no local onde se enterraram os mortos da conquista de Elvas.

D. Afonso III esteve, na altura, em Elvas, tendo acedido ao pedido que aquele lhe fizera para também legar essas terras aos frades e acabou padroeiro do futuro convento. Exigiu então que a igreja tivesse as dimensões das de Lisboa, a qual foi fundada pelo Monarca, em 1267, pertencendo ao referido Convento dos Dominicanos.

Classificada como MN – Monumento Nacional por Decreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910

A igreja foi edificada no local da antiga capela de Nossa Senhora dos Mártires. Os seus altares estiveram durante muito tempo recoberto de talha dourada.

É um grandioso templo do séc. XIII, com um belíssimo altar-mor em estilo gótico puro e abside com frestas ogivais e gigantes gárgulas no exterior. É a mais ampla de Elvas, com três naves, pilares de oito colunas enfeitadas de capitéis coríntios com chão lajeado a mármore.

Numa linda capela forrada de azulejos multicores, mandada construir por Isabel de Couto Ataíde, em 1631, existe uma campa brasonada situada na ante sacristia, cuja abóbada manuelina é arte zoada com bocetes.

A fachada é de estilo barroco do séc. XVIII.

   Publicidade