Início Sociedade Cultura Elvas: Recital comemorativo marca o regresso da música ao órgão da Sé

Elvas: Recital comemorativo marca o regresso da música ao órgão da Sé

COMPARTILHE

Um recital comemorativo marca a conclusão da obra de conservação e restauro do órgão da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, antiga Sé de Elvas, na próxima sexta-feira, 4 de Março, pelas 21 horas.

O concerto inaugural deste majestoso órgão, restaurado após quase 80 anos sem tocar, conta com a presença do Arcebispo de Évora, D. José Alves; do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha; da directora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, entre outras entidades.

O recital conta com apresentação de Rui Vieira Nery, sendo que no órgão vai estar João Vaz, conceituado músico que tem tocado em vários órgãos no país, e marca o regresso da música à Sé de Elvas por este instrumento musical, sendo que será um espectáculo único e inesquecível.

Este foi um investimento na ordem dos 150 mil euros, financiado através de um contrato de financiamento a projectos de património cultural (Conservação e Restauro dos órgãos Históricos), promovidos pela autoridade de gestão do INALENTEJO, e que incluiu o restauro da caixa, assim como o tratamento da superfície da estrutura, que apresentava peças muito danificadas, e das disjunções, para que fosse possível que o órgão voltasse a tocar e a ficar funcional.

A organização é da Câmara Municipal de Elvas, Direcção Regional de Cultura do Alentejo e da Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Assunção.