ESTREMOZ-COM-CIÊNCIA...
   Publicidade   
   Publicidade   
   Publicidade   

Porque estamos todos cansados de estar “fechados em casa”, preparámos várias visitas no exterior… venha connosco!

   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
  1. Pedreira de extracção de Mármores

Visite uma exploração de mármores em laboração, onde se dá destaque aos processos associados à génese das litologias presentes, a sua relação com a topografia da região; os processos de exploração desta rocha ornamental assim como os problemas sociais, económicos e ambientais inerentes à indústria extractiva.

  1. Por que estão os castelos onde estão? O exemplo de castelo de Estremoz

A torre do castelo de Estremoz ergue-se a mais de 20 m de altura, desafiando a paisagem envolvente. Construída em mármore, do seu alto, é possível avistar as escombreiras das pedreiras da região, cuja pedra de cor alva transportou o nome da cidade aos quatros cantos do país. Mas de que modo a história de uma região pode ser influenciada pelas rochas que nela afloram? Poderá a Geologia explicar o traçado da cidade, o desenho das suas muralhas, ou mesmo as lendas que sobre ela se entretecem? Entre apontamentos científicos e históricos, desafiamo-lo a embarcar nesta aventura connosco: a pé, pelas ruas e espaços estremocenses.

  1. Por que não vir visitar o nosso Sistema Solar à escala do concelho de Estremoz de bicicleta, com a família e os amigos? *

Esta é a forma ideal de conhecer os bonitos campos do concelho de Estremoz, ao mesmo tempo que descobre mais sobre o universo onde vivemos… Nesta visita temos várias possibilidades consoante a sua disponibilidade:
modalidade 1 (dificuldade > fácil) – Do Sol até Júpiter… e volta
5,5 km de extensão e cerca de 3 horas de duração.

modalidade 2 (dificuldade > moderada) – Do Sol até Neptuno… e volta
30 km de extensão e cerca de 4,5 horas de duração.

modalidade 3 (dificuldade > árdua)
Do Sol até Plutão… e volta
65 km de extensão e 8,5 horas de duração.

* Há a possibilidade de alugar bicicletas no CCVEstremoz.
Todas estas modalidades podem ser feitas com ou sem o apoio, parcial ou integral de um Comunicador de Ciência do CCVEstremoz.

Para que possamos servi-lo melhor é sempre preferível que faça a marcação da sua visita por telefone, assim poderemos adaptar melhor as suas necessidades às novas medidas de segurança.