Início Actual ETAR’s de Barbacena e de São Vicente estão prontas

ETAR’s de Barbacena e de São Vicente estão prontas

COMPARTILHE
   Publicidade   
   Publicidade   

Os testes de pré-arranque nas Estações de Tratamento Águas Residuais (ETAR) de Barbacena e São Vicente tiveram início esta quinta-feira, dia 27, prevendo-se que entrem em funcionamento nos próximos meses.

Este início da fase de testes foi acompanhado pelo secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, e presidente da Águas do Vale do Tejo, José Manuel Sardinha.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, referiu que “com a conclusão das obras nas estações de tratamento em Barbacena e São Vicente, conjuntamente com as obras em curso nos esgotos de Varche e Calçadinha, o tratamento de águas residuais, no concelho, vai aproximar-se dos 100 por cento”.

O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, sublinhou que “em termos ambientais o concelho de Elvas está a atravessar um bom caminho, uma vez que se aproxima o momento em que as águas tratadas na ETAR de Elvas vão poder ser reutilizadas na rega de zonas verdes, o que possibilita diminuir o gasto com água potável”.

A Estação de Tratamento de Águas Residuais de Barbacena, que servirá 768 habitantes, tem uma capacidade de tratamento de 120m3/dia e representa um investimento de 381 mil euros.

A ETAR de São Vicente, que servirá os 714 habitantes da freguesia com o mesmo nome, tem uma capacidade de tratamento de 111m3/dia e representa um investimento de 357 mil euros.

Ambas as infraestruturas são dotadas dos mais modernos equipamentos que asseguram um tratamento com níveis de qualidade compatíveis com a actual legislação.

Importante sublinhar que estas duas novas ETAR muito contribuirão para a melhoria de vida da população do concelho de Elvas e para o ambiente.

   Publicidade   
   Publicidade