Início Actual Évora: Inauguração da exposição «Presépios do Norte de Portugal»

Évora: Inauguração da exposição «Presépios do Norte de Portugal»

COMPARTILHE
   Publicidade   
   Publicidade   

A Igreja de São Francisco, em Évora, vai acolher a partir do dia 07 deste mês, uma exposição temporária de presépios da “riquíssima e vasta” colecção Canha da Silva.

Com o título «Presépios do Norte de Portugal», através desta exposição pretende-se “criar um espaço que convide a aprofundar o conhecimento do artesanato do norte de Portugal na sua expressão de intensa religiosidade, usufruindo ao mesmo tempo desta arte tão variada e bela”, lê-se em comunicado divulgado pela Agência ECCLESIA.

A colecção Canha da Silva é formada por cerca de 300 presépios desta região, dos quais 207 estão ali expostos e 37 integram a exposição permanente, sublinha o comunicado.

Estes presépios são um “excelente exemplo do artesanato tradicional” que tem vindo a adaptar-se e a conviver com outras manifestações, e do “novo artesanato”, “artesanato contemporâneo” ou “artesanato urbano”, que recria novos modelos utilizando outros materiais e tecnologias.

A abertura da exposição contará com a presença do Grupo de Cantares de Évora que entoarão modas do seu reportório no Terraço da Galilé, com vista privilegiada sobre a cidade de Évora.

   Publicidade   
   Publicidade