Início Actual Ferrovia: Mariano Rajoy e Violeta Bulc juntam-se a António Costa no lançamento...

Ferrovia: Mariano Rajoy e Violeta Bulc juntam-se a António Costa no lançamento de obras ferroviárias

O lançamento do concurso para a construção da ligação férrea que fará a conexão entre Évora e Elvas ocorrerá na próxima segunda-feira, 5 de Março, e contará com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, do Presidente do Governo de Espanha, Mariano Rajoy, e da Senhora Comissária Europeia dos Transportes e Mobilidade, Violeta Bulc.

COMPARTILHE
Mariano Rajoy, Presidente do Governo de Espanha

A edificação da linha ferroviária entre Évora e Elvas ligará o Porto de Sines a Espanha e será igualmente essencial para permitir a Portugal um aprofundamento do seu hinterland, quer ibérico quer europeu, representando assim a construção do maior troço de linha férrea dos últimos cem anos, como havia já anunciado Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infra-estruturas.

Recorde-se que o ministro reforçou, na recta final do ano passado, a intenção governamental de investir na competitividade do meio ferroviário, anunciado que o Executivo irá «triplicar» o investimento em 2018 face a 2017, assegurando, à data, que «o investimento ferroviário de grande escala está de regresso». Na mira está, principalmente, o fomento do tráfego de cargas, de Sines para Espanha, através da construção e modernização da linha de caminho-de-ferro entre Sines e a fronteira espanhola.

O primeiro-ministro de espanhol marcará também presença na assinatura do contrato de modernização do troço de caminho-de-ferro entre Elvas e Caia (localidade que faz fronteira com Espanha).