Final Nacional do FameLab Portugal

A final da 10ª edição do FameLab Portugal 2019 terá lugar no Auditório Ilídio Pinho, Universidade Católica do Porto, no dia 28 de Abril de 2019, com início pelas 15H00. 12 novos comunicadores de ciência oriundos de todo o país vão competir pelo título nacional do FameLab. Os 12 finalistas são: Ana Sofia Soares (Vila Real); Ângela Espinha (Aveiro); Carlos Rosário (Gafanha da Nazaré); Francisca Reis (Reguenga); Maria Luís Polónia (Porto); Pedro Coelho (Matosinhos); Carolina Tavares (Almada); Catarina Raimundo (Lisboa); Marta Cunha (Lisboa); Marta Matos (Almada); Raquel Silva (Lisboa); Rui Carvalho (Açores).

Entre os membros do júri contam-se Carlos Fiolhais (Professor de Física e Comunicador de CIência), Rui Massena (Maestro), Alexandre Aibéo (Professor e Investigador, o vencedor da primeira edição do FameLab Portugal)

A final do FameLab Portugal 2019 decorre em cooperação com a National Geographic Summit

Este concurso de comunicação de ciência, criado pelos Cheltenham Festivals e desenvolvido em Portugal pela Ciência Viva e o British Council, este ano em colaboração com o Instituto Gulbenkian de Ciência e a National Geographic, visa descobrir e formar novas promessas que inspirem as pessoas a ver o mundo de uma nova perspectiva.

Cada concorrente fará uma apresentação de três minutos sobre o tema escolhido. Cada apresentação será avaliada de acordo com a regra de ouro dos 3 Cs: conteúdo, clareza e carisma.

Os finalistas oriundos das eliminatórias que decorreram por todo o país, incluindo as ilhas da Madeira e dos Açores, organizadas pelos Centros Ciência Viva em colaboração estreita com as universidades, irão competir para serem eleitos os comunicadores científicos mais interessantes, acessíveis e carismáticos por um júri especializado.

Desde que foi criado, em 2005, o FameLab tornou-se o concurso de comunicação de ciência líder mundial. A parceria com o British Council, desde 2007, tornou o concurso global, com mais de 9000 jovens cientistas e engenheiros a participar até à data.

A entrada é livre, após inscrição aqui.