29702 - AgustaWestland AW119Kx Koala - FAP
   Publicidade   
   Publicidade   
   Publicidade   

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, revelou hoje que a Força Aérea já recebeu quatro dos cinco novos helicópteros AW119MK II – “Koala” e que Portugal está “a pensar” comprar “mais dois” para integrar no dispositivo de combate a incêndios.

   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 

“Já recebemos quatro dos cinco ‘Koala’ que foram adquiridos” para a Força Aérea Portuguesa (FAP), disse o ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, adiantando que “o quinto chegará durante este verão, dentro de um mês” ou “mês e meio”.

Segundo o governante, que falava aos jornalistas na Base Aérea Nº 11 de Beja (BA11), com a chegada deste último AW119MK II – “Koala”, ficará completa a aquisição feita pelo Estado português, mas Portugal ainda tem a “opção de compra de mais dois” destes helicópteros.

E é esta opção de compra que o Governo está “a pensar exercer” para integrar no Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios, revelou.

“Há uma mudança de paradigma e, a partir de 2023, o Estado português operará, essencialmente, com meios próprios e, portanto, estamos a pensar que os dois ‘Koala’ que fazem parte da opção poderão ser adquiridos também, para integrar essa capacidade nova do Estado”, frisou.

O ministro da Defesa Nacional deslocou-se hoje à BA11 onde efectuou um voo a bordo do helicóptero Alouette III (ALIII), para assinalar o final de serviço desta aeronave, após 57 anos de operação na Força Aérea Portuguesa (FAP).