Início Sociedade Cultura “Graça do Forte” para ver no Forte da Graça

“Graça do Forte” para ver no Forte da Graça

COMPARTILHE
   Publicidade   
   Publicidade   

“Graça do Forte” é a exposição patente ao público no Forte da Graça, a partir deste sábado, 4 de Agosto, com trabalhos do elvense António Balsinhas.

A mostra apresenta um conjunto de pinturas relacionadas com o Forte da Graça, na Redonda deste espaço, que o artista elvense, apresenta, inspirado nas diferentes “vistas e perspectivas” da obra maior da arquitectura militar, classificado desde 2012 como Património Mundial.

São pinturas recentes (2018) que o autor produziu numa visão periférica de um dos símbolos da cidade de Elvas.

 António Balsinhas concebeu uma original solução pictórica que lhe permitiu a visualização do Forte de todos os pontos circundantes que elevam o olhar para o monte da Graça. A ideia surgiu quando viajava em torno do morro, captando sempre o epicentro: a fortaleza.

Abrangendo uma vasta área geográfica, o artista trouxe, em alguns casos, para primeiro plano postes e árvores à beira das estradas que transformou em transparências, permitindo a visão através destes elementos verticais.

As dez pinturas tornam-se também curiosas pelas flutuações luminosas, desde a aurora ao crepúsculo, que António Balsinhas imprimiu nas telas. Uma estratégia que alguns impressionistas utilizaram para reflectirem as variações da luz que incide no mesmo modelo.

A exposição vai estar patente neste monumento Património Mundial e pode ser visitada no horário de funcionamento do Forte da Graça.