PSP - Frontex - 2019-2020 - Fronteira servo-búlgara
   Publicidade   
   Publicidade   
   Publicidade   

Comemora-se hoje, dia 9 de Maio, o Dia da Europa. Neste dia comemora-se a paz e a unidade no continente europeu.

   Pub 
   Pub 
   Pub 
   Pub 

No contexto europeu a Polícia de Segurança Pública (PSP) tem contribuído para apresentar Portugal como um membro da União Europeia disponível para participar nas iniciativas europeias e empenhado no reforço da paz mundial.

A PSP participou pela primeira vez numa missão da UE no ano de 2003, na missão na Bósnia Herzegovina que deu continuidade à missão da ONU naquele país.

Desde esse ano e até ao presente, a PSP já participou em oito missões da União Europeia, na Bósnia Herzegovina, Congo, Geórgia, Macedónia, Mali, Níger e Palestina. Actualmente, a PSP representa Portugal nas missões EUCAP SAHEL Mali, EUPOL COPPS – Palestina e EULEX Kosovo.

Os Nossos Polícias têm desempenhado variadas funções neste contexto, desde chefia de missões e outras funções de direcção em organismos europeus, gestão de projectos, exercício de protecção pessoal a entidades, disponibilização de formação e treino às forças policiais locais ou exercício de funções de apoio técnico/mentoring aos responsáveis pelas forças policiais locais.

A PSP participa também assiduamente, desde 2014, nas operações da FRONTEX – agência europeia de guarda-costeira e fronteiras que promove a segurança das fronteiras externas da União Europeia, apoiando os EM com maior índice de criminalidade transfronteiriça, nomeadamente imigração ilegal, tráfico de seres humanos, furto de veículos, entre outros.

Neste contexto já intervieram 156 Polícias, encontrando-se 15 actualmente em funções.