Publicidade   
   Publicidade   

A ligação rodoviária do IC13, entre Portalegre, Alter do Chão e Ponte de Sor, com um troço de ligação desta até à A23, está confirmada e é um grande investimento para o Alto Alentejo.

   Publicidade   
   Publicidade   
   Publicidade   

O Plano Nacional de Investimentos (PNI), instrumento que faz o inventário dos investimentos em infra-estruturas a ser estrategicamente lançados no horizonte de uma década, inscreve a conclusão do IC13 até Ponte de Sor e a construção de um troço de ligação deste à A23, retomando a melhoria dos eixos viários no Alto Alentejo.

A notícia foi avançada pelo ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, ao semanário Expresso. Prometida há muitos anos, mas até agora adiada, esta ligação está incluída no PNI 2030, na área das ligações rodoviárias, com um montante global de 260 milhões de euros. Este plano prevê ainda a construção do IC9, entre a A23 e Ponte de Sor.

A fase de auscultação pública do PNI 2030 está fechada, depois de ter recebido 1500 propostas de cidadãos, consensualizada com autarcas e o Governo pretende discuti-lo na Assembleia da República em Janeiro para avançar com as obras.

Este é mais um grande investimento anunciado para o Alto Alentejo, sem esquecer o arranque do Corredor Ferroviário do Sul, com o lançamento do concurso para a construção do troço entre Évora e Elvas e a obra de modernização entre Elvas e a fronteira do Caia.