Jogos do Alto Alentejo regressam após interregno devido à covid-19

Encerramento dos Jogos do Alto Alentejo 2019
Arquivo
   Pub   
   Pub   

A 20ª edição dos Jogos do Alto Alentejo vai decorrer, a partir de sábado, em diversos concelhos do distrito de Portalegre, com “quatro a cinco mil participantes” de cerca de 30 modalidades desportivas, foi hoje divulgado.

Após dois anos de interregno, devido à pandemia de covid-19, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) volta a promover a iniciativa, que envolve 14 dos 15 municípios que compõem o distrito de Portalegre.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a CIMAA indica que a cerimónia de abertura dos jogos está agendada para as 15:00 de sábado, no Centro de Congressos da Câmara de Portalegre.

 Pub 
 Pub 

Nesta edição dos jogos, participam os municípios de Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel, à excepção do de Monforte.

As actividades, espalhadas pelos vários municípios, encerram no dia 1 de Outubro.

Para a CIMAA, os Jogos do Alto Alentejo são “um dos mais importantes projectos transversais” que promove e têm como objectivo fomentar “a actividade desportiva e o convívio” no distrito de Portalegre.

Citado no comunicado, o presidente da CIMAA, Hugo Hilário, defende que o desporto é “fundamental” para a manutenção da saúde física e mental, mas também porque pode “gerar importantes momentos de confraternização, de aproximação de gerações, de aprofundamento do espírito solidário e de comunidade”.

Além destes aspectos, o presidente da CIMAA considera ainda que o desporto e em particular estes jogos criam uma “maior proximidade” entre os vários municípios.