Início Região Beja Lince Mistral encontrado morto, com “sinais de atropelamento”, perto de Mértola

Lince Mistral encontrado morto, com “sinais de atropelamento”, perto de Mértola

COMPARTILHE
©Zoo

O Mistral, um macho de lince-ibérico, foi encontrado morto na quarta-feira, 2 de Janeiro, na Estrada Nacional (EN) 122 a 10 Km de Mértola, junto à Herdade de Cela, apresentando sinais de atropelamento, refere o Instituto de Conservação de Natureza e Florestas (ICNF).

O lince “foi recolhido cerca das 9 horas” pela equipa de monitorização do ICNF sediada no Parque Natural do Vale do Guadiana. Trata-se do quarto atropelamento de exemplares de lince-ibérico libertados no Guadiana desse 2015, prossegue o comunicado do ICNF que assegura ser “alta a taxa de sobrevivência” dos exemplares reintroduzidos pelo projecto LIFE+ Iberlince Portugal, estimada em 75%.

O lince Mistral nasceu em 2015, no Centro de Reprodução em Cativeiro de Lince Ibérico de Zarza de Granadilla, tinha sido libertado no concelho de Mértola em Maio de 2016, durante o processo da reintrodução da espécie no Vale do Guadiana preconizado no Projecto “Recuperação da Distribuição Histórica do Lince Ibérico (Lynx pardinus) em Espanha e Portugal. O Mistral fixou-se na Herdade da Cela e aí manteve um território de cerca de 10 Km2.