Equipas de Sapadores Florestais
   Publicidade   
   Publicidade   

O ICNF tem estado a proceder ao reequipamento das equipas de sapadores florestais, desde 2014, tendo já distribuído 142 viaturas, considerando estas 42 entregues dia 30 de Maio. Assim, em 2019 foram substituídas todas as viaturas que tinham ultrapassado os 12 anos de vida útil, valor de referência para este tipo de equipamento.

   Publicidade   
   Publicidade   

O evento contou com a presença do Ministro da Agricultura, das Florestas e do Desenvolvimento Rural, o Secretário das Florestas e do Desenvolvimento Rural, o Presidente e o Vice-Presidente do Conselho Directivo do ICNF entre outros.

As equipas de sapadores florestais, num total de 400, desenvolvem a sua actividade especificamente na área da gestão florestal e defesa da floresta, nomeadamente em acções de silvicultura preventiva, de gestão de combustíveis, de apoio na realização de fogo controlado, na realização de queimadas, na manutenção e beneficiação de infra-estruturas e nas acções de controlo de agentes bióticos. Realizam também acções de sensibilização para boas práticas em matéria fitossanitária e no uso do fogo, vigilância, primeira intervenção e subsequentes operações de rescaldo e acções no âmbito de protecção a pessoas e bens em situações de emergência.

O seu desempenho profissional exige equipamentos adequados às suas funções e, actualmente, o reequipamento das equipas de sapadores florestais, é um facto. Esta decisão resulta do facto de estarem a operar com equipamento já deteriorado e em fim de vida útil, sendo a sua substituição imperativa para a melhoria do seu desempenho profissional e segurança.